Por se tratar de um produto acadêmico realizado dentro do Brasil, há uma forte possibilidade de que o estudante seja solicitado a seguir as regras de formatação da ABNT. Porém, pode ser que alguns trabalhos tenham que utilizar as normas definidas pela própria instituição de ensino. Assim, é recomendado que, antes de iniciar o seu TCC, você confira junto a sua secretaria acadêmica ou mesmo com o seu orientador qual é o estilo que deverá ser seguido em seu trabalho de conclusão.
A ABNT é a instituição responsável por agregar e definir normas técnicas para os diversos setores da Economia como uma forma de facilitar a comunicação entre os agentes econômicos. A partir do momento em que se definem “códigos”, esses agentes podem agir de forma coordenada e, assim, podem também estimular a inovação e a troca de experiências.
Dentro do campo acadêmico e científico, as normas da ABNT definem como os trabalhos acadêmicos devem ser apresentados por meio de um conjunto de regras de formatação e de seções de metodologia de pesquisa científica. Ou seja, ao respeitar essas normas, sabemos quais trabalhos caracterizam-se dentro do escopo de trabalhos científicos existentes no Brasil e quais seções mínimas, do ponto de vista metodológico, encontraremos em seu escopo, garantindo maior clareza e compreensão dos conteúdos produzidos em faculdades e institutos de pesquisa.
Há diversas normas técnicas que regem os trabalhos acadêmicos, como a NBR 14724/ 2011 (Trabalho Acadêmico), a NBR 6027/ 2012 (Sumário), a NBR 6023/ 2018 (Referências), a NBR 10520/2002 (Citações), a NBR 6028/ 2003 (Resumo e Abstract), a NBR 6024/ 2012 (numeração progressiva de um documento), NBR 6034/ 2004 (Índice), NBR 15287/ 2011 (Projeto de Pesquisa).
Muitos estudantes se queixam da etapa de formatar o TCC. Isso porque, segundo eles, o trabalho de aplicar uma determinada formatação em todo o trabalho realizado já não faz parte da pesquisa em si. Essa etapa é considerada extremamente burocrática e faz com que o aluno dedique um tempo considerável, que poderia ser usado para uma nova leitura crítica do material escrito ou mesmo inclusão de uma nova seção, para algo que não agregará no desenvolvimento da sua ideia e mesmo de seus resultados.
Dessa maneira, quaisquer ferramentas que facilitem o processo de elaboração do TCC por meio de formatação automática nas normas ABNT ou de qualquer outra instituição de ensino ou pesquisa, são muito bem-vindas pelos estudantes universitários e pesquisadores.
Na seção abaixo, vamos falar como podemos usar o Microsoft Word para realizar a formatação de um TCC e quais são as principais normas ABNT para serem parametrizadas manualmente.