Texto narrativo - exemplos prontos: saiba o que é e como fazer o seu

A língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, sendo que 4 em cada 5 falantes são brasileiros, segundo a Wikipedia. As características do idioma se tornam complexas pois há mais de uma forma de pronunciar uma palavra, mudando também seu significado. As exceções, regências e conjugações verbais chamam a atenção na língua falada no Brasil e auxiliam na construção de narrativas ricas e construtivas. Hoje vamos falar sobre como construir uma narrativa com exemplos prontos, o conceito e tipos de texto narrativo, estrutura, tipos de narrador e algumas dicas que vão te ajudar a conhecer e mergulhar no universo da gramática e da imaginação. Vamos lá?

Você vai encontrar aqui:
TCC Pronto
O que é um texto narrativo - foto

O que é um texto narrativo?

Um texto narrativo é aquele que possui narração, ou seja, discorre sobre acontecimentos fictícios ou não ao longo do tempo. O texto narrativo é um dos 5 tipos textuais, tais quais, existem os textos descritivos (notícia), dissertativos (resenha), expositivos (dicionários) e injuntivos (manual de instrução). Esse tipo de texto é o mais imaginativo e por isso é frequentemente usado com crianças na educação básica, por ser de fácil compreensão e possibilidade de abarcar personagens e história diferentes.

O que é um texto narrativo

Créditos: Pinterest

Uma curiosidade sobre os textos narrativos é que eles são completamente literários, pois possuem a função de prender o leitor, dar conselhos, mostrar realidades de forma lúdica. Já os outros 4 tipos tem o objetivo de levar a informação e criticar algum ambiente social, por exemplo, caracterizando-se como não-literários.

O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.
O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.

Estrutura do texto narrativo

Como em todo texto, a estrutura da narrativa é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão, e possui um espaço funcional específico para adicionar clímax à história, no desenvolvimento. O clímax é o ponto de ação e suspense do texto e ele está dentro do enredo com o objetivo de chamar a atenção do espectador. Por isso, uma história pode ter um acontecimento importante no começo, meio e fim, o qual irá criar a situação-clímax, geralmente do meio para o fim ou no desfecho, criando a possibilidade de uma continuidade para a narrativa e resolução dos fatos.

A introdução, desenvolvimento e conclusão são atemporais e dependem de cada tipo de texto para que possam performar da forma desejada para a trama. Podem ser mais curtos em um miniconto, por exemplo, ou mais longos como na novela, com mais detalhes, elementos essenciais para o desenvolvimento de histórias individuais.

É comum observar a seguinte estrutura:

Apresentação
Desenvolvimento
Clímax
Desfecho

5 elementos de um texto narrativo

А estrutura da narrativa possui essencialmente os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador. Esses 5 elementos da narrativa são como um tempero para qualquer história pois brincam com os fatos e abrem a imaginação do leitor espectador para o rumo dos acontecimentos. Um acrônimo fácil para lembrar dos elementos é o P-E-N-T-E.

Personagem
Espaço
Narrador
Tempo
Enredo

Tipos de discurso usados na narração

O ponto de vista do autor é muito importante para que o leitor compreenda o que os personagens precisam expressar. Há autores que são especializados em temas como brigas familiares, fatos do dia a dia, cidades turísticas e romance entre casais. A chave está no discurso empregado em cada contexto, que limita os personagens ou não, são eles o discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre. Observe:

Discurso Direto

Os personagens podem livremente se expressar e fazer o desenvolvimento de suas falas com ações, verbos e provocar sentimentos ao leitor.

Maria: Eu não sei pra onde foi o Henrique, Miguel!! Ele simplesmente sumiu, não deixou cartas, nem uma mensagem na geladeira. Ai meu Jesus Cristo, pra onde esse menino foi?

Miguel: Calma, Maria. Eu trouxe o Henrique pra ficar comigo pra ele não ficar só em casa.

Discurso Indireto

Os personagens ficam com a fala suprimida, pela ausência de pontos e travessão, e o narrador é responsável por relatar os acontecimentos.

Maria chegou em casa e notou a ausência do filho Henrique. Fez uma ligação para Miguel, que explicou que estava com o menino.

Discurso Indireto Livre

Os dois tipos de discurso se misturam, sendo que o narrador fala com mais naturalidade a fala do personagem. Ao ocultar os sinais de fala como os pontos e travessões, a frase pode perder o tom natural e ser apenas um discurso indireto.

Uso correto
Uso inapropriado

Gêneros do texto narrativo

Apesar do ponto de vista de cada autor para com sua história, é possível explorar uma sequência de fatos e ações na estrutura da narrativa. Diferentemente do poema, texto característico da escrita em versos, os textos narrativos são escritos em prosa e precisam necessariamente de um narrador. Logo, a escolha do gênero textual que será escrito depende muito de como o autor quer abordar os acontecimentos  e a voz do narrador.

Crônica Narrativa

Responsável por um enredo geralmente bem humorado, a crônica é um dos gêneros textuais mais flexíveis e pode ser narrativa, descritiva, dissertativa, entre outras. Seus pontos principais são:

  • Narração simples e descontraída;
  • Poucos personagens num mesmo espaço, logo, poucos diálogos;
  • Análise de pontos de vista sobre um contexto;
  • Texto escrito em prosa;
  • Voz do narrador crítica, irônica e sarcástica.

Conto

Já o conto é muito similar a crônica, no entanto é mais curto e segue uma forma específica, com:

  • Delimitação de poucos personagens a um espaço;
  • Há um fato geral que direciona a ação no enredo.

Existem os microcontos, que são contos menores, escritos em cerca de 2 linhas. Abaixo um exemplo da ilustre escritora Lygia Fagundes Telles:

“Fui me confessar ao mar. O que ele disse? Nada.”

Como fazer narrativo

Romance

O romance é uma história com narração longa e complexa, que remonta ao século XVIII, como substituição das epopeias, com escrita em prosa. Foi largamente adaptado a novelas e peças teatrais por meio de sua dramaticidade, a partir do foco narrativo do narrador. Seus tipos são:

  1. Monofônico – focado em 1 único personagem no começo, meio e fim;
  2. Polifônico – focado em dramas de vários personagens;
  3. Fechado – enredo altamente detalhado, como as tramas policiais;
  4. Aberto – o narrador deixa espaço aberto para o questionamento do leitor;
  5. Linear ou progressivo – acontecimentos são mais importantes que algum significado para a obra;
  6. Vertical ou analítico – as ações são importantes e geram reflexão;
  7. Psicológico – a mente dos personagens cria conversas e suposições.

Fábula

A fábula foi um dos textos de mais fácil acesso na Idade Média, quando certos valores morais precisavam ser difundidos para o povo. Suas principais características são:

  • Personificação de animais e insetos;
  • Uso do espaço e de objetos para criar situações que precisam de resolução;
  • Uso de metáforas e figuras de linguagem;
  • Pode ser escrito em prosa ou em verso;
  • Traz uma moral para a história.

Exemplos prontos de texto narrativo por tipo

Crônica narrativa do escritor brasileiro Érico Veríssimo, com o tipo de narrador observador e discurso direto:

Exemplos prontos de texto narrativo

Conto de Machado de Assis, Ernesto de Tal do livro Histórias da Meia-Noite, 1873, apresenta o tipo de narrador personagem secundário ou testemunha, pois ele conta a história sabendo onde e quando o personagem principal está.

Foto (exemplo) de texto narrativo

No gênero romântico da literatura brasileira, podemos destacar a novela Macunaíma, de Mário de Andrade, que descreve um romance monofônico, por focar na figura do personagem principal. Neste caso o discurso indireto livre e o narrador onisciente intruso predominam nas ações dos personagens da narrativa.

Gênero romântico da literatura brasileira

Créditos: Nota Terapia

A fábula traz ações que deveriam ser tomadas como uma moral. O discurso direto é um elemento que faz parte da construção do texto, assim como o discurso indireto. O narrador observador é neutro e não faz comentários durante a trama, deixando ao fim a moral da história.

Como fazer um texto narrativo

O prazo está te perseguindo?

Conosco você esquecerá o significado desta palavra

Formulário para escrever meu trabalho

Selecione os Temas
Modelo
Escreva meu Trabalho

Como fazer um texto narrativo passo a passo?

O primeiro a fazer é ter em mente qual forma de narrativa deve ser abordada para determinado público ou leitor, será um texto lido na escola ou para entreter o leitor no geral? O segundo passo é iniciar o desenvolvimento do enredo, com uma introdução simples e clara, explicando os personagens, o espaço, o contexto em que se passa a história. Fazer um fichamento sobre cada personagem é indicado, caso o tipo de obra seja uma novela ou outra narrativa longa.

A parte primordial está no enredo, o qual possui a necessidade de clímax, um ponto de atenção que deve ser estudado durante a escrita da obra. Esclarecer os fatores de causa e consequência dá acesso ao curso de informações sobre os personagens e deve ser bem articulado pelo narrador. Escolher como o narrador será, se será narrador personagem, narrador observador, narrador onisciente intruso ou narrador onisciente neutro muda o foco narrativo da obra.

Por fim, o desfecho da narrativa deve apresentar uma conclusão de ideias pelo narrador ou por fatos que tenham ocorrido no decorrer da história.

Confira neste vídeo: como escrever melhor

FAQ

Dúvidas frequentes

Para ser uma narração, é preciso uma escrita linear, diferente dos versos em poemas. São necessários 5 elementos: tempo, espaço, enredo, personagens e narrador. O narrador personagem é comumente usado.

O texto narrativo é aquele responsável por contar uma história por meio de ações e situações vivenciadas por um personagem  em determinado espaço e tempo. Seus textos podem ser romances, contos, crônicas, entre outros.

  1. O Cavalo e o Burro – Monteiro Lobato;
  2. A Cartomante – Machado de Assis;
  3. Dom Quixote – Miguel de Cervantes, considerada a sétima entre as 100 obras literárias que mais influenciaram a realidade do mundo atual, por uma pesquisa da BBC;
  4. Obras iniciadas com “Era uma vez”;
  5. Contos de fadas.

Escolha se a estrutura será com tempo linear ou não, como serão os personagens da história, se as falas do narrador serão psicológicas ou não e comece a escrever com naturalidade.

A crônica é o melhor exemplo para isso, pois pode apresentar monólogos dos personagens. uma dica para escrever um enredo com 1 única pessoa é abordar sentimentos ou situações pelas quais ela tenha que concordar ou se opor.

Checklist

O que fazer para ter um bom texto narrativo

Customer review

Testimonials

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa

home3-bn3

Eles ajudaram na hora

31.03.2021
Consegui meu tão sonhado TCC em pedagogia, fui aprovada tudo graças a esse site, recomendo muito.
Rebeca Santos

Rebeca Santos

TCC Pedagogia

Profissionais!

15.02.2021
O site me conectou com um profissional maravilhoso que me ajudou bastante, entregou tudo dentro do prazo.
Giulia Dantas

Giulia Dantas

TCC Enfermagem

Cumpriu as expectativas

13.03.2021
O TCC estava muito bem escrito, atendeu todas as minhas expectativas, muito bom.
Pedro Júnior

Pedro Júnior

TCC Tecnologia da informação

De forma rápida e eficiente

23.01.2021
Muito bem elaborado, desde a escolha do tema até colocar nas normas da ABNT, tudo entregue dentro do prazo e com qualidade, obrigada.
Julia Nascimento

Julia Nascimento

TCC Psicologia

Recomendo a todos!

28.02.2021
Nesse site encontrei toda a ajuda que eu precisava para fazer meu TCC em contabilidade, agradeço e recomendo para todos.
Jocassia Marinho

Jocassia Marinho

TCC Contabilidade

Super recomendo

13.03.2021
Meu TCC foi entregue dentro do prazo, organizado nas normas da ABNT, cumpriu todos os meus requisitos, super recomendo.
Vinicíus da Mota

Vinicíus da Mota

TCC Letras

Ótimo profissional

10.01.2021
Ótimo profissional, tirou todas as minhas dúvidas, me ajudou bastante, tirei a nota máxima no TCC.
Carlos Raimundo

Carlos Raimundo

TCC Engenharia

Site com informação de qualidade

29.03.2021
Eu não estava conseguindo encontrar uma temática para meu TCC de administração, o site me ajudou demais em todos os processos.
Letícia Santana

Letícia Santana

TCC Administração

Profissionais!

27.01.2021
Eu passei dias sem conseguir resolver meu problema, em questão de minutos o profissional que me atendeu conversou comigo e resolveu tudo que eu precisava.
Lauro Araújo

Lauro Araújo

TCC Direito

Ótimos escritores!

08.02.2021
O escritor me ajudou no que eu precisava e tudo isso em tempo hábil, estou satisfeito.
Bruno Gomes

Bruno Gomes

Justificativa

O site me ajudou bastante

08.03.2021
O site me ajudou bastante, o profissional que me atendeu foi muito competente.
Juliette de Jesus

Juliette de Jesus

Resumo

Trabalho rápido

17.01.2021
“Meu relatório foi entregue dentro do prazo e com grande competência.
Cristina Nascimento

Cristina Nascimento

Relatório

O site ajudou a completar o trabalho

23.03.2021
Estava com muita dúvida e dificuldade para fazer o sumário, obtive a ajuda que precisava para finalizar o trabalho no prazo.
Juliana Fernandes

Juliana Fernandes

Sumário

O site ajudou muito

13.02.2021
Consegui encontrar tudo que eu precisava para meu texto nesse site.
Jéssica Santos

Jéssica Santos

Texto dissertativo

O site é excelente

10.02.2021
O site é excelente, minha monografia ficou incrível, entregou com um prazo rápido, encontrei tudo que precisava.
Lucas Souza

Lucas Souza

Monografia

Obrigada sou muito grata

22.01.2021
Sempre tive problemas com as normas da ABNT, ficava desesperada só de imaginar, o profissional que me ajudou foi muito atencioso e calmo, me auxiliou com todas as dúvidas e entregou um trabalho incrível e tudo isso dentro do prazo, obrigada sou muito grata.
Andressa Bastos

Andressa Bastos

ABNT

Eu recomendo.

01.03.2021
Recebi ajuda na resolução de questões que levei dias sem conseguir fazer, ótimo site. Eu recomendo.
Carla Gonçalves

Carla Gonçalves

Questões e Exercícios

Escritores profissionais e competentes

20.02.2021
Eu precisava de ajuda com uma resenha que não conseguia fazer, o profissional que me auxiliou foi extremamente competente e rápido na solução do problema.
José Araújo

José Araújo

Resenha Pronta (Crítica)

Escritores atentos

12.01.2021
Eu estava com o prazo apertado para realizar o projeto, o escritor foi muito atencioso e rápido na entrega, obrigado.
Felipe Silva

Felipe Silva

Projeto de Pesquisa Pronto

Melhor trabalhos acadêmicos

03.02.2021
Esse site é completo, o melhor para encontrar trabalhos acadêmicos que eu já vi, estou muito agradecida.
Viviane Amorim

Viviane Amorim

Trabalho Acadêmico

Vamos ajudá-lo a encontrar tempo para sua vida pessoal!

Interesting articles

Latest articles