Como fazer uma carta de apresentação pronta: Exemplo, modelo e mais

Neste artigo, você vai aprender como montar sua carta, vai conferir links para o modelo de carta ideal para o seu caso, dicas sobre o assunto e muito mais.

Você vai encontrar aqui:
TCC Pronto
Carta de apresentação - Como fazer, modelo e exemplo - foto 3

O que é a carta de apresentação e qual sua importância

A Carta de Apresentação, também conhecida como carta de capa ou carta motivacional, é uma carta de introdução, geralmente anexada ao curriculum vitæ (CV). – Wikipedia

Trabalhadores, estudantes e pessoas que estão pleiteando uma vaga já devem ter ouvido falar da carta de apresentação. O que ela realmente é, é tão simples quanto o nome pode sugerir. Trata-se de um documento onde um candidato se apresenta para uma empresa, instituição de ensino, ou etc. Este documento pode marcar o começo de uma relação benéfica para ambas as partes envolvidas ou impedir que tal relação comece.

Antes de avançarmos, é importante deixar claro qual a diferença entre a carta de apresentação e o currículo. É normal fazer confusão ao mesmo tempo que são coisas diferentes.

A carta de apresentação é para ser um documento em texto corrido onde você vai se apresentar para alguém que está recrutando. O currículo é um documento parecido, mas é estritamente técnico, nele há datas, títulos de cargos e etc.

A partir disso já é possível entender qual a importância desta carta. É ela que pode te ajudar a conseguir uma entrevista de emprego, uma reunião com o reitor de uma faculdade e etc. Isto é, a carta de apresentação é para ser uma ponte entre você e a oportunidade que você almeja.

O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.
O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.

Como fazer sua carta de apresentação

Existe um passo a passo para criar cartas de apresentação que gostaríamos de lhe apresentar. Este passo a passo serve para:

  • Carta de apresentação de empresa
  • Carta de apresentação para faculdade (Para estudantes pedindo bolsa)
  • Carta de apresentação de currículo
  • etc.

Defina bem o seu objetivo: O que exatamente você quer fazer? Quer uma vaga em uma empresa? Qual departamento? Que função você gostaria de desempenhar? Como você pode ajudar a empresa? Seu objetivo é achar um emprego não importa qual seja ou você tem uma posição especial que almeja?

Este tipo de pergunta deve estar claro na sua mente antes mesmo de começar a escrever a carta.

Faça uma lista das suas qualidades tendo o seu objetivo em vista: Digamos que você queira uma posição no departamento de informática de uma empresa. Neste caso, deixe claro tudo o que o qualifica para esta vaga. Se por algum motivo você fez teatro, ou qualquer coisa distante da vaga desejada, não há muitos motivos para mencionar isso. Tenha em mente o seguinte, o responsável pelos processos seletivos de uma empresa lida com várias cartas de apresentação. Vá direto ao ponto.

Apresente-se levando em consideração o que é relevante: Não há motivos para apresentar sua história de vida. Basta apresentar o que é relevante. Por isso é necessário deixar claro qual seu objetivo. É claro que algumas informações pessoais são necessárias. Coisas como, você tem disponibilidade para mudar de cidade? Quando pode começar a trabalhar? Tem experiência na área.

Carta de apresentação - Como fazer, modelo e exemplo - foto 1

Escreva tudo com bom senso: Quando falamos sobre bom senso, a primeira coisa que queremos nos referir é o bom português. Nada de gírias, erros ortográficos, abreviações usadas em mídias sociais e etc. Em segundo lugar, não utilize uma linguagem rebuscada, não é interessante parecer como um robô ou que você pagou alguém para escrever para você. 

Crie uma chamada para ação: O objetivo é se apresentar, mas você deve dar uma ideia do que espera logo em seguida. Por exemplo, você pode escrever: Estarei esperando o contato da empresa. Ou algo como: Estou pronto para ser entrevistado, os horários comerciais funcionam perfeitamente para mim.

Faça a apresentação ser tão boa quanto possível: Já mencionamos que o responsável pelo processo seletivo de uma empresa provavelmente vai lidar com várias cartas de apresentação por mês. Diante deste cenário, você deve se destacar como puder. Deixar sua carta de apresentação tão bonita quanto possível pode ser a diferença entre ter o conteúdo lido ou simplesmente ignorado ou parcialmente lido.

Correto
Incorreto

Dicas e lembretes sobre a carta de apresentação

  • Vá direto ao ponto: O processo seletivo que você vai participar provavelmente envolve dezenas de candidatos, talvez até centenas. Não dê motivos para o responsável simplesmente querer pular a sua carta.
  • Faça sua carta se destacar: Uma boa capa, um visual diferenciado, uma formatação atraente, tudo isso pode fazer a diferença entre uma carta de apresentação que vai ser lida e uma que vai ser ignorada.
  • Conte os detalhes quando necessário ou relevante: Não há necessidade de apresentar sua história de vida, mas há alguns detalhes que podem ser importantes. Por exemplo, se você fosse se candidatar para uma empresa com filiais espalhadas pelo país, estaria disposto a viajar ou a mudar de cidade? Esse tipo de informação normalmente vai ser perguntada na entrevista de emprego, mas você pode se adiantar aqui.
  • Insira suas informações de contato: O número de telefone e email são o básico no que diz respeito à informações de contato, mas você pode ir um pouco além. Não estamos falando de redes sociais como Instagram ou Facebook. Estamos falando do LinkedIn que vem sendo usado por empresas do mundo todo. A propósito, nunca use o número de telefone de sua mãe, esposa ou algo parecido. Se você ainda não tem um perfil profissional no LinkedIn, é hora de criar um. 
  • A carta de apresentação é melhor usada quando acompanhada do currículo. Em vez de enviar a carta sozinha, deixe claro que o seu currículo está em anexo. 
  • A carta é um texto corrido, o currículo é um documento técnico com listas de experiências profissionais, formação acadêmica e etc. 
  • O setor de recursos humanos está acostumado a receber currículos, você pode se destacar fugindo desse padrão ao enviar uma carta com um currículo em anexo. 
  • Pode parecer horrível, mas a verdade é que há muitos setores de recursos humanos que não funcionam corretamente. Os profissionais desses setores nem sempre fazem o trabalho como deveriam. Uma das implicações disso é que há cartas por aí que sequer são lidas. Se quer aumentar as suas chances de ser reconhecido, comece criando uma capa visualmente agradável para sua carta.
Carta de apresentação - Como fazer, modelo e exemplo - foto 4

Exemplo de carta de apresentação

Separamos aqui algumas das cartas de apresentação mais comuns:

A seguir, temos a descrição de três cartas de apresentação incorretas…

  1. Uma mini biografia contando detalhes da infância e adolescência. O profissional está contando muito sobre si, mas pouco sobre o que realmente importa. Por algum motivo, quem escreveu o conteúdo acredita que é importante ter muito texto. É como se isso criasse a ilusão de que o candidato tem mais experiência ou que vai chamar a atenção apenas com o tamanho de sua carta.
  2. Um currículo com uma lista de locais onde trabalhou. Há datas, nomes de empresas, informações pessoais importantes e etc. Na prática, é um currículo perfeito.
  3. Uma carta vaga onde não está claro qual a posição almejada. Basicamente, o profissional em questão está desesperado por um emprego. Ele quer trabalhar, mas não sabe como ou o que pode fazer para um empregador. É como se quisesse dizer: Estou aberto para qualquer oportunidade. Se não é este o caso, a carta em questão passa a impressão de que quem escreveu a mesma não tem ideia do que estava fazendo.

… e qual seria a abordagem correta para cada uma:

  1. Uma carta de apresentação direta ao ponto apenas com os detalhes relevantes. O profissional em questão conta um pouco sobre si mesmo, mas de forma breve e de forma relevante para a empresa. Por exemplo, ele menciona que tem família situada na cidade e que não pretende se mudar.
  2. Uma carta de apresentação que conta com um currículo em anexo. Em vez de misturar as coisas, o candidato sabe exatamente qual a diferença entre carta de apresentação e currículo. Cada uma delas está claramente separada, ficando óbvio onde uma começa e a outra termina. 
  3. Uma carta de apresentação onde a posição almejada está clara para os recrutadores. O profissional não só fez questão de deixar claro qual é a vaga que pretende alcançar como também explica porque ele tem interesse nessa posição, como a empresa vai se beneficiar com ele no cargo e muito mais. 

Conheça o nosso trabalho

O MyStudyBay é uma plataforma voltada para estudantes dos mais diversos níveis acadêmicos e profissionais. Trata-se de um website que ajuda na criação de trabalhos acadêmicos e outros documentos similares, como uma carta de apresentação. 

O funcionamento é simples, oferecemos vagas para qualquer um que queira trabalhar como escritor na nossa plataforma. Os aspirantes são submetidos a um rigoroso processo seletivo e se aprovados, estão livres para trabalhar na criação dos trabalhos. Você, o cliente, só precisa postar o seu projeto (o que você precisa) e os escritores responderão com o orçamento e outros detalhes importantes. 

Dessa forma, o MyStudyBay é como uma plataforma de freelancers voltada para trabalhos acadêmicos. Os freelancers são escritores que passaram pelos nossos testes e os clientes são os estudantes. Além disso, nosso website oferece vários artigos educativos, como este, para ajudar os estudantes a fazerem seus trabalhos por conta própria.

O prazo está te perseguindo?

Conosco você esquecerá o significado desta palavra

Formulário para escrever meu trabalho

Selecione os Temas
Modelo
Escreva meu Trabalho

Considerações finais

Todo profissional vai ter que criar uma carta de apresentação em algum momento. É uma das peças fundamentais de um mercado de trabalho. Claro que há algumas exceções, como pessoas que arrumaram o primeiro emprego com a ajuda de conhecidos, mas para a maioria, a carta de apresentação é uma peça importante demais para ser ignorada. A boa notícia é que não há segredos sobre a criação de uma carta desse tipo. Encontrar um modelo de carta pronto na internet é tão fácil que o seu trabalho não vai ser muito grande.

Tenha em mente que o melhor modelo de carta do mundo não pode fazer milagres. A carta de apresentação, assim como o currículo, não vai te garantir uma vaga, mas é você quem faz a diferença. A carta é para ser um reflexo de quem você é. Se o conteúdo da mesma é genuíno, as chances de obter a vaga certa para você são enormes. 

Em vez de se culpar caso não consiga a vaga que tanto desejava, pense da seguinte forma: talvez este emprego não seja para mim, talvez, se eu ganhasse a vaga, eu acabaria ficando infeliz no emprego.

Se esforce para encontrar uma vaga de emprego que corresponda com você. Não estamos falando de uma vaga que oferece tudo o que você quer, mas de uma posição que ofereça o que você precisa ao mesmo tempo que utilize o que você tem para oferecer, seus talentos, habilidades e etc. 

Confira neste vídeo: defesa e apresentação

FAQ

Perguntas frequentes sobre a carta de apresentação

A seguir, temos as respostas para algumas das principais perguntas sobre a carta de apresentação:

Informações básicas como nome, endereço e informação de contato. A vaga pretendida e o que o qualifica para tal posição, isto é, os cursos que você fez na área, experiência no ramo e etc.

Não há motivos para enviar uma carta de apresentação para uma empresa que não abriu vagas. Quando uma empresa abre vagas, ela vai anunciar a forma que gostaria de receber as cartas. Geralmente, você pode entregar pessoalmente para o pessoal do RH ou enviar por email.

A carta de apresentação é para ser sua história. Você escreve em formato de texto corrido, literalmente como se estivesse enviando uma carta para algum conhecido. O currículo é mais formal e técnico. No currículo você vai ter os fatos, registros de empresas onde trabalhou, cursos que fez, bem como as datas que tomou estes cursos e de quando esteve em certo cargo.

Informação irrelevante para a posição ou empresa para qual você está se candidatando. Por exemplo, se você está se candidatando para uma vaga no setor de tecnologia da informação, o fato de que você fez teatro no ensino médio pode fazer pouca ou nenhuma diferença. Lembre-se que os processos seletivos são acirrados e a pessoa responsável provavelmente não vai querer ler tudo o que os candidatos mandam. Portanto, escreva só o essencial.

O ideal é que você escreva uma carta personalizada para cada empresa/vaga que vai se candidatar. Escrever uma carta de apresentação genérica e enviar para várias empresas é uma demonstração de preguiça e desleixo. Você pode utilizar o mesmo modelo para fazer uma carta diferente para cada empresa/vaga que pretende se candidatar. Entenda que usar um modelo e fazer várias cartas a partir dele é bem diferente de mandar a mesma carta para várias empresas.

Fazer uma carta de apresentação não é uma tarefa difícil, mas não há nada que o impeça de contratar um profissional para escrever este tipo de documento para você. O MyStudyBay é um exemplo de plataforma onde você pode encontrar esse tipo de profissional.

Não há como se certificar disso. É bem verdade que os profissionais de RH não são bem vistos por alguns, mas isso não quer dizer que você vai sempre ser prejudicado ao se candidatar. Se estiver se candidatando para uma empresa séria, é bem provável que os profissionais do RH vão ter um modelo para lidar com todas as candidaturas.

 Você pode preencher o conteúdo explicando como pretende ajudar a empresa. Além disso, coloque os cursos que te qualificam para esta posição. Arrumar um emprego sem experiência é obviamente uma tarefa difícil, mas não impossível. Se você não tem experiência nem cursos profissionalizantes para esta área, talvez seja melhor reavaliar se é realmente uma boa ideia se candidatar. 

Checklist da sua carta de apresentação

Customer review

Testimonials

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa

home3-bn3

Eles ajudaram na hora

31.03.2021
Consegui meu tão sonhado TCC em pedagogia, fui aprovada tudo graças a esse site, recomendo muito.
Rebeca Santos

Rebeca Santos

TCC Pedagogia

Profissionais!

15.02.2021
O site me conectou com um profissional maravilhoso que me ajudou bastante, entregou tudo dentro do prazo.
Giulia Dantas

Giulia Dantas

TCC Enfermagem

Cumpriu as expectativas

13.03.2021
O TCC estava muito bem escrito, atendeu todas as minhas expectativas, muito bom.
Pedro Júnior

Pedro Júnior

TCC Tecnologia da informação

De forma rápida e eficiente

23.01.2021
Muito bem elaborado, desde a escolha do tema até colocar nas normas da ABNT, tudo entregue dentro do prazo e com qualidade, obrigada.
Julia Nascimento

Julia Nascimento

TCC Psicologia

Recomendo a todos!

28.02.2021
Nesse site encontrei toda a ajuda que eu precisava para fazer meu TCC em contabilidade, agradeço e recomendo para todos.
Jocassia Marinho

Jocassia Marinho

TCC Contabilidade

Super recomendo

13.03.2021
Meu TCC foi entregue dentro do prazo, organizado nas normas da ABNT, cumpriu todos os meus requisitos, super recomendo.
Vinicíus da Mota

Vinicíus da Mota

TCC Letras

Ótimo profissional

10.01.2021
Ótimo profissional, tirou todas as minhas dúvidas, me ajudou bastante, tirei a nota máxima no TCC.
Carlos Raimundo

Carlos Raimundo

TCC Engenharia

Site com informação de qualidade

29.03.2021
Eu não estava conseguindo encontrar uma temática para meu TCC de administração, o site me ajudou demais em todos os processos.
Letícia Santana

Letícia Santana

TCC Administração

Profissionais!

27.01.2021
Eu passei dias sem conseguir resolver meu problema, em questão de minutos o profissional que me atendeu conversou comigo e resolveu tudo que eu precisava.
Lauro Araújo

Lauro Araújo

TCC Direito

Ótimos escritores!

08.02.2021
O escritor me ajudou no que eu precisava e tudo isso em tempo hábil, estou satisfeito.
Bruno Gomes

Bruno Gomes

Justificativa

O site me ajudou bastante

08.03.2021
O site me ajudou bastante, o profissional que me atendeu foi muito competente.
Juliette de Jesus

Juliette de Jesus

Resumo

Trabalho rápido

17.01.2021
“Meu relatório foi entregue dentro do prazo e com grande competência.
Cristina Nascimento

Cristina Nascimento

Relatório

O site ajudou a completar o trabalho

23.03.2021
Estava com muita dúvida e dificuldade para fazer o sumário, obtive a ajuda que precisava para finalizar o trabalho no prazo.
Juliana Fernandes

Juliana Fernandes

Sumário

O site ajudou muito

13.02.2021
Consegui encontrar tudo que eu precisava para meu texto nesse site.
Jéssica Santos

Jéssica Santos

Texto dissertativo

O site é excelente

10.02.2021
O site é excelente, minha monografia ficou incrível, entregou com um prazo rápido, encontrei tudo que precisava.
Lucas Souza

Lucas Souza

Monografia

Obrigada sou muito grata

22.01.2021
Sempre tive problemas com as normas da ABNT, ficava desesperada só de imaginar, o profissional que me ajudou foi muito atencioso e calmo, me auxiliou com todas as dúvidas e entregou um trabalho incrível e tudo isso dentro do prazo, obrigada sou muito grata.
Andressa Bastos

Andressa Bastos

ABNT

Eu recomendo.

01.03.2021
Recebi ajuda na resolução de questões que levei dias sem conseguir fazer, ótimo site. Eu recomendo.
Carla Gonçalves

Carla Gonçalves

Questões e Exercícios

Escritores profissionais e competentes

20.02.2021
Eu precisava de ajuda com uma resenha que não conseguia fazer, o profissional que me auxiliou foi extremamente competente e rápido na solução do problema.
José Araújo

José Araújo

Resenha Pronta (Crítica)

Escritores atentos

12.01.2021
Eu estava com o prazo apertado para realizar o projeto, o escritor foi muito atencioso e rápido na entrega, obrigado.
Felipe Silva

Felipe Silva

Projeto de Pesquisa Pronto

Melhor trabalhos acadêmicos

03.02.2021
Esse site é completo, o melhor para encontrar trabalhos acadêmicos que eu já vi, estou muito agradecida.
Viviane Amorim

Viviane Amorim

Trabalho Acadêmico

Vamos ajudá-lo a encontrar tempo para sua vida pessoal!

Interesting articles

Latest articles