Confira o Passo a Passo de Como Fazer Um TCC

Nós vamos te explicar aqui com dicas simples e rápidas

Se existe um trabalho acadêmico que tira mais o sono dos estudantes do que o TCC, nós desconhecemos. Quer saber como fazer um TCC? Nós vamos te explicar aqui com dicas simples e rápidas que ao final deste artigo te farão perder o medo desse temido místico trabalho.

Mas será que os mitos que envolvem o desenvolvimento TCC pronto são justificáveis? Ou são meras conjecturas passadas de um estudante para o outro ao longo dos anos e que em nada influenciam na hora de fazer um TCC? Essas perguntas e muitas outras mais, rondam os alunos ao longo dos anos, e fazem com que muitos cheguem até mesmo a desistir sem antes tentar fazer.

Sim, isso mesmo! Nós já ouvimos relatos de estudantes que desistiram do curso pois na instituição de ensino escolhida era obrigatório a confecção de Trabalho de Conclusão de Curso em sua modalidade de monografia, e por este motivo essas pessoas por medo de perderem e não conseguirem realizar o trabalho acadêmico, desistiram antes mesmo de tentar.

TCC Pronto
Confira o Passo a Passo de Como Fazer Um TCC foto 1
Table of Contents

Mas, espera um momento, é possível fazer outro tipo de Trabalho de Conclusão de Curso? Sim, é sim. Há faculdade que cobram uma pesquisa científica, um artigo científico, ou outros tipos de pesquisas e estudos que não o trabalho em si. Mas veja, para você meu caro amigo leitor, isso não será um problema, não há com o que se preocupar, pois você lê o nosso artigo e saberá como fazer um TCC passo a passo graças a nós.

Então, se você não quer ser aquele que desiste sem antes tentar, veja aqui neste artigo que preparamos com muito carinho para você como fazer TCC rápido, fácil e com qualidade. E ao final da leitura se ainda assim você estudante não se sentir capaz de realizar o trabalho, nós poderemos te ajudar no que for preciso.

Portanto, sem mais delongas continue lendo para saber mais como fazer um TCC passo a passo PDF, e muitas outras informações acerca desse trabalho acadêmico que é o terror do estudante, mas com certeza não será o seu.

Confira o Passo a Passo de Como Fazer Um TCC foto 16

Mas o Que é TCC?

Sim, você está aí falando horrores sobre esse trabalho, mas não sabemos nem sequer o que é que ele é. Meu caro estudante, se você se encontra nesse quadro, saiba que sairá dele agora! Pois vamos te explicar o que é nesse exato momento.

Bem, o TCC que nada mais é do que uma sigla para Trabalho de Conclusão de Curso, e ao relatar a nomenclatura completa, já é possível você inferir que se trata de um trabalho que obviamente você apresenta ao final do curso superior, e é isso mesmo. Toda vez que o estudante adentra em uma faculdade, para fazer um curso superior ele já vem sabendo que ao final do curso terá que elaborar um TCC.

Esse Trabalho de Conclusão de Curso serve para medir o conhecimento adquirido por você ao longo dos anos de ensino. Ah, mas não bastaria apenas fazer uma prova? Não, prova você tem a todo momento enquanto está no curso superior, e elas são um bom parâmetro, mas não servem para mensurar com qualidade suficiente como está seu grau de aprendizagem, por isso é necessário fazer o TCC.

Ao elaborar TCC você mostrará ao final da conclusão dele, através de uma apresentação para a banca examinadora que você detém sim conhecimento suficiente para ganhar o grau de bacharelado naquele curso, e que está apto a se formar no ensino superior e sair para o mercado de trabalho.

Mas tudo isso através de um simples trabalho? Sim, e não é bem um simples trabalho, ele exige uma pesquisa que precisa ser cuidadosa e apurada. Antes de começar a desenvolver a parte escrita o estudante deve pesquisar muito sobre a escolha do tema. Bem como, deverá entender as normas da ABNT, é essa parte talvez seja aonde tudo complica, mas ao longo desse texto você perceberá que não é nada grande assim.

O importante agora é que você compreendeu a importância dos trabalhos de conclusão, e como eles devem ser sim produzidos, não somente para que você consiga a aprovação da banca examinadora e a obtenção de grau de bacharelado, mas também para ficar no banco de dados da faculdade e servir de base para outros estudantes no futuro.

Ou até mesmo para que você o transforme em um artigo científico e publique em uma revista de renome. Seja qual for o destino, todo o trabalho começa ao escolher um tema e é esse nosso próximo tópico de discussão.

O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.
O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.

Escolha do Tema

A escolha do tema talvez seja um dos passos mais importantes na hora de fazer um TCC, afinal todo o trabalho depende primeiro de escolher um tema e partir para pesquisa daí. A questão da eleição do tema é um tanto quanto pessoal, nós só podemos te dar algumas dicas quanto a escolha e deixar a decisão com você.

Como mencionamos, a escolha do tema é um dos passos mais importantes, talvez isso se dê pelo fato de que é a partir daí que tudo começa, afinal não podemos falar em como fazer o TCC sem haver um tema antes. Mas por que dissemos que essa escolha é pessoal? Pois de fato ela é.

Veja, a escolha do tema vai primeiro ponto, da sua afinidade com ele, isso mesmo, para falar de algum tema você deve ser próxima dele, deve possuir uma conexão com o mesmo. Mas, por que isso? Pois, o Trabalho de Conclusão de Curso é um trabalho longo e você passará meses pesquisando sobre ele, então imagine pesquisar meses sobre algo que não gosta e não possui afinidade?

Seria uma experiência péssima, por isso primeiro passo para escolha, tenha afinidade com o que vai falar. Passado isso, procure também um tema que seja fácil achar fontes de pesquisa, pois não adianta apenas gostar do tema, tem que encontrar fontes de pesquisa sobre o mesmo.

Confira o Passo a Passo de Como Fazer Um TCC 06

Todo TCC deve ter uma pesquisa extensa antes de começar, pois no desenvolvimento do trabalho você irá precisar de informações para preencher cada capítulo, além disso é impossível realizar um trabalho sem referências bibliográficas e para preenchê-las você precisa ter pesquisado outros autores.

Então, meu caro estudante garanta que seu tema escolhido tenha uma boa fonte de pesquisa e material fácil de encontrar, para que você não perca mais tempo procurando material do que de fato fazendo o trabalho. Além disso, aqui vale uma dica de pesquisa sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a tão temida ABNT, é ela quem determina como os elementos da tarefa serão feitos, por isso é importante conhecê-los.

E por fim, garanta que seu tema é atual e pertinente para a sociedade e para a comunidade científica, de nada adianta falar de um tema que já foi debatido inúmeras vezes e por tantas outras pessoas antes de você. Sim, sabemos que você é diferente das outras pessoas, e que falaria diferente e etc.

Mas não custa nada tentar inovar um pouco não é mesmo? Além do mais, esse esforço pelo novo conta pontos, e pode quem sabe chamar a atenção do mercado de trabalho, fazendo com que lá na frente você desenvolva uma pesquisa científica ou um artigo, ou até mesmo utilize esse trabalho como alavanca para uma dissertação ou uma tese. Não há limites de onde você pode alcançar.

Guia video: como fazer Um TCC

Ninguém Te Falou Mas Nós Falamos

Sabe aquelas informações que ninguém nunca te contou sobre TCC como fazer? Pois bem, nós falaremos sobre elas agora mesmo. Pois aqui meu amigo você encontra de tudo um pouco, e um pouco de tudo. Sim, essa escritora está inspirada. Mas de fato existem algumas peculiaridades sobre o Trabalho de Conclusão de Curso que quase ninguém te conta.

Selecionamos aqui algumas dicas que envolvem os mais variados critérios, e as mais variadas informações, sem mais delongas, vamos lá!

Normas da faculdade

Talvez ninguém nunca tenha te dito isso, mas além das normas ABNT a sua faculdade também possui algumas normas com relação ao que o que é TCC, aos elementos que o TCC deve ter, normas acerca da apresentação, e obviamente as normas com relação a folha de aprovação.

Essa talvez a maioria das pessoas saibam, tendo em vista que a própria instituição de ensino informa que você deve se dirigir a secretaria para buscar a folha, e isso ocorre através do orientador ou através de comunicado, mas tal fato é passado aos estudantes. O que acontece também é que cada vez mais ao passar dos anos, a instituição de ensino tem se modificado e adotado regras que são próprias dela.

Por exemplo, há faculdade que o Trabalho de Conclusão de Curso não é uma monografia, mas sim outras espécies de trabalhos de conclusão, ou ainda, existem aquelas que possuem esse tipo de trabalho em forma de monografia por exemplo, mas que não cobram a apresentação para a banca examinadora.

Tem outras que cobram somente um projeto, e por isso vamos te mostrar como fazer um projeto de TCC, mas de antemão salientamos que um projeto de TCC é quase a mesma coisa do trabalho em si, mais abaixo explicaremos melhor sobre este. Continuando, há ainda faculdade que mesclam as normas da ABNT com as da faculdade e passam essa estrutura para os alunos.

Na verdade, ultimamente é o que mais tem acontecido, são as universidades elaborarem uma espécie de guia para os estudantes confeccionaram o Trabalho de Conclusão de Curso, nesse material já estão inclusas as normas da ABNT e as normas da faculdade, assim basta que o estudante siga aquele guia para completar este trabalho.

Mas por que estamos te informando isso? Pois, se mais abaixo você decidir fazer o seu trabalho com a gente, lembre-se sempre de informar se há alguma norma singular da sua faculdade que deve ser seguida, e também para que você busque esse material para te auxiliar na hora da confecção.

E ainda, obviamente para você buscar saber qual é o tipo de Trabalho de Conclusão de Curso que a sua faculdade cobra, tem umas universidades que buscando facilitar a vida do estudante cobram trabalhos ao longo dos anos estudados, e ao final do curso esses não precisam mais fazer um TCC. Pode ser esse o caso da sua faculdade.

Confira o Passo a Passo de Como Fazer Um TCC 07

O que é TCC?

Já falamos um pouco sobre o que é TCC, e você já sabe o significado deste, mas gostaríamos de trazer as informações acerca dos diversos tipos de trabalhos que comportam serem realizados nessa categoria de trabalho final, entre eles a monografia uma das mais cobradas, que consiste em uma extensa pesquisa sobre determinado tema, tem ainda a produção textual, o artigo, o caso de uso e etc.

Enfim, são vários os tipos de trabalhos que podem ser cobrados na categoria de trabalho final, por exemplo um curso de programação pode cobrar que seus alunos ao final do curso desenvolvam um sistema com base em seus conhecimentos, um curso de direito pode requerer que os alunos façam um júri simulado e por aí vai.

É só para que você perceba, que o trabalho de conclusão de curso nada mais é do que a nomenclatura dada a um trabalho que realizado pelo estudante ao final do curso, com o intuito de demonstrar seus conhecimentos para obtenção de grau de bacharelado. E então, como fazer um TCC passo a passo? Continue lendo nosso artigo para saber mais.

Confira o Passo a Passo de Como Fazer Um TCC foto 8

Encontre um orientador

Talvez poucas pessoas reconheçam de verdade a importância de escolher um bom orientador para ajudar no Trabalho de Conclusão de Curso, muitas podem dizer: ah, mas o professor não vai fazer o trabalho para mim. E obviamente não vai, nem seria bom se fizesse, fazer um TCC faz parte do crescimento acadêmico de todo aluno, e por isso você deve experimentar esse processo.

Mas veja, um bom orientador vai te ajudar de formas que você nem imaginava que precisava. Por exemplo, a escolha do tema, todo aluno que está em vias de fazer um TCC muda de opinião acerca do tema inúmeras vezes, ou escolhe um muito amplo que não vai conseguir abordar todos os assuntos e vai ficar dando voltas, ou escolhe um que não consegue material direito, entre outras coisas.

Enfim, isso serve para ilustrar que uma boa escolha de orientador reflete em seu trabalho, pois ele será capaz de te auxiliar com a pesquisa de materiais, indicando alguns autores que ajudarão no tema, ajudará você a estreitar a temática, caso você escolha uma muito ampla, além disso, será a pessoa com um bom conhecimento que irá opinar sobre o seu trabalho.

Mas existem maneiras de escolher o orientador que também influenciam no seu resultado final, que não só a afinidade. É muito comum os alunos quando chegam nesse período de realização do TCC acabarem escolhendo orientadores com quem tem mais afinidade, o professor mais legal, descolado. Esse é um bom argumento? Talvez, mas talvez não seja o melhor para esse período.

Se pudermos te dar uma dica seria escolha o professor orientador que mais conhece o assunto sobre o qual você irá falar. Por exemplo se você é aluno do curso de medicina e vai fazer um trabalho que envolve a temática de exames de parasitas, então obviamente você deve escolher o professor que mais se encaixa nesse aspecto, que seria o professor de parasitologia ou afins.

Outro exemplo, que talvez eu consiga me expressar melhor por ser minha área de análise, se você for do curso de direito e decidir falar sobre administração pública, nada melhor do que você selecionar o professor de Direito Administrativo para te auxiliar nessa empreitada. Ah, mas ele não é tão meu amigo quando o de Civil. Veja, você chegou a um ponto em que terá que tomar decisões difíceis em sua vida.

E nem sempre, ou quase nunca, dará para escolher por afinidade, então pense com cuidado nessas nossas palavras e reflita o que for melhor para você.

Se organize

Organização é a chave de tudo. Sim, eu sei que você sabe disso, já decorou por osmose de tanto que ouviu, mas então por que não aplica? Porque nós seres humanos temos o costume de sermos indisplicentes, claro uma parte de nós consegue ser diferente, mas a grande maioria vai sempre deixando para depois, até que o depois não exista mais, e aí acabou perdendo muito tempo, e não fez nada, e entra em desespero.

Você já viu essa cena antes? É ela não é tão estranha assim, mas veja é prejudicial. Por isso, você precisa ter um objetivo em mente, para depois não vê o tempo passar e entrar em desespero na reta final, quando não tiver mais tempo sobrando. Você pode organizar a quantidade de página que deve escrever por semana.

Ao estipular por página você já estará montando o seu cronograma com seu objetivo em mente e será muito mais fácil de completar a tarefa em tempo hábil. Por exemplo, você pode escrever 500 palavras por dia, ou escolher um método semanal. Enfim, seja qual for o seu objetivo tenha-o em mente e execute, antes que não sobre mais tempo.

Se pudermos lhe fornecer uma sugestão, seria de assim que você escolher um tema e conversar com seu orientador, você já pôr a mão na massa e começar os estudos, e a pesquisa. Assim, você separa por exemplo, três semanas só de pesquisa e as demais para se dedicar a escrita. O que se encaixar melhor em seu roteiro.

Confira o Passo a Passo de Como Fazer Um TCC 03

Roteiro

Já que mais acima citamos essa palavrinha mágica, nada melhor do que explicar um pouco sobre ela. O que seria um roteiro? Um roteiro nada mais é do que uma estrutura de passos a serem seguidos. E quem define como será essa estrutura é você. Mas qual a necessidade de fazer um roteiro?

Bem, é simples ao fazer um roteiro você terá um modelo a seguir, e terá uma direção do que realizar no trabalho, e quando realizar. Por exemplo, você pode colocar que no primeiro mês irá realizar a confecção dos elementos pré-textuais, já na segunda semana os elementos textuais, introdução e etc. E na última semana poderá elaborar os elementos pós-textuais.

Ou caso queira uma ideia melhor, poderá deixar os elementos pré-textuais para o final, vez que para fazer a introdução do trabalho é necessário ter uma ideia de qual será a justificativa, o objetivo e a hipótese do trabalho. Na verdade, aqui vai mais uma dica nossa deixe a introdução como último elemento a ser feito!

Sim, eu sei que parece contraditório vez que a introdução é o primeiro elemento do trabalho. Mas veja, ela contém informações que é melhor você deixar ao final do Trabalho de Conclusão de Curso, pois terá uma ideia melhor do que escrever. A não ser é claro que você queira fazer a introdução e depois ter que refazê-la, pois isso acabará acontecendo.

Pesquisa

A pesquisa é ponto essencial ao fazer um TCC, ela é mais que necessária, é a alma do TCC. Por isso, você deve investir tempo e bastante dedicação nessa parte. Como já mencionamos o seu orientador é a pessoa ideal para te dar um norte sobre que autores pesquisar.

Mas ainda assim você terá que fazer um garimpo também, uma das dicas que podemos te dar acerca da pesquisa é você procurar trabalhos que contenha o mesmo tema que o seu, e observar nas referências bibliográficas deste quais autores foram utilizados e assim, você irá atrás desses livros para ver se servem para você.

Trabalhoso não é? Mas é mesmo, a pesquisa talvez seja a parte mais trabalhosa do TCC, e não é para menos, devido a complexidade que o TCC exige é necessário muita pesquisa e busca de conhecimento. Pois você não pode simplesmente alegar os fatos, você tem que prová-los com um bom embasamento teórico.

Aliás que convenhamos, de onde você tiraria as ideias para seu TCC se não lesse e buscasse outros autores? A leitura antes de fazer um TCC é fundamental. Então, se você nos perguntasse como fazer um TCC? Se quer saber o passo a passo, o primeiro passo que temos para lhe oferecer é a leitura! Então, pesquise bastante companheiro.

Confira o Passo a Passo de Como Fazer Um TCC 11

ABNT não morde

Eita que se existe uma sigla que causa o terror dos estudantes é essa! Quer assustar alguém fale ABNT, a pessoa corre a léguas. Mas não deveria, pois não há nada demais nela. Sim, isso mesmo, não estou ficando louca. Veja, criamos um mito tão terrível com relação a ABNT que não conseguimos enxergar a realidade que na verdade não passa de meras normas que devem ser seguidas.

Se você olhar por essa ótica, perceberá que não existe nada demais nas normas da ABNT, elas simplesmente são regras que todos os trabalhos devem seguir, para que exista uma padronização de estrutura que possibilite a correção do trabalho. Imagine comigo um mundo sem a ABNT. Maravilhoso seria? Talvez não, pense também que nesse mundo sem ela cada um faria o trabalho do seu jeito.

João faria o dele com lápis de cor, pois ele gosta de trabalhos coloridos. Você faria o seu escrito de caneta rosa, pois você ama a cor de rosa, sua introdução nem existiria, afinal para que introdução? Notas de rodapé? Jamais, totalmente desnecessário informar de onde você tirou o texto, a lista de ilustrações ninguém nunca nem viu, nem sabe o que é. Por que? Porque não existe ABNT.

O que queremos demonstrar para vocês é que apesar de todo mal que a gente fala acerca das normas da ABNT elas são essenciais e imprescindíveis. Agora, imagine o coitado do professor Lucas corrigindo esses trabalhos todos, que critério de avaliação ele usaria? Dar dez para o João por que ele gosta de cores? Conseguiu perceber a necessidade de fazer um TCC nas normas da ABNT?

Aliás de todos os trabalhos terem uma regra padrão e geral, que todos conhecem e todos devem seguir? Esperamos que sim, e que com isso vocês parem de reclamar da ABNT e passem a amá-la. Pedir demais? Tá bom, talvez seja, então apenas que vocês passem a parar de temê-la e perceber o quanto ela é fundamental para uma boa estrutura e organização de trabalho.

O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.

Plágio

Um grande tabu que ronda os trabalhos acadêmicos, é o plágio, quase nunca ouvimos falar nessa palavrinha, pois parece que ao falar podemos invocá-la de alguma forma. Besteira? Talvez, mas o plágio realmente é algo com que o estudante deve se preocupar. Porém, não o suficiente para tirar seu sono.

Veja, por vezes alguns TCC são considerados plágios, pois o estudante não identifica nas referências bibliográficas os autores utilizados por ele na hora da pesquisa, nem na hora das citações. Mas como é isso? Isso mesmo, tem aluno que simplesmente não faz as referências bibliográficas, que é a lista em que você indica os autores utilizados no texto, ele simplesmente deixa isso de fora.

E se você fizer isso, sim com certeza seu trabalho será considerado plágio, e será zerado na mesma hora. Então se atente para identificar todos os autores utilizados. Todos mesmo! Até aqueles em que você simplesmente leu, mas não utilizou. Saiba que ao fazer isso, além de você estar se assegurando quanto a eventuais problemas, você ainda estará enriquecendo seu trabalho.

Pois a banca examinadora na hora da apresentação também avalia as suas referências bibliográficas atrás de informações sobre a qualidade do seu trabalho. Principalmente para uma monografia essa parte é riquíssima. Então, meu amigo não cometa esse erro e capriche nas referências.

Confira o Passo a Passo de Como Fazer Um TCC 15

Caso seja em grupo

Bem, do mesmo jeito que há algumas universidades que realizam outros tipos de trabalho para conclusão do curso, existem algumas que fazem este trabalho em grupo ou dupla. Se este for o caso do seu TCC fazer em grupo, pense bem que serão os seus companheiros. Aqui podemos usar a mesma lógica que usamos com relação a escolha do orientador.

Veja, sabemos que ao longo do curso acabamos tendo afinidade com algumas pessoas mais do que outras, e isso é normal. Há pessoas que se parecem mais conosco, que temos mais similaridades, enfim acontece. Mas na hora de escolher os componentes do seu grupo pense com cuidado se essas mesmas pessoas com quem você tem afinidade, são pessoas responsáveis, pessoas que respeitam o tempo limite de confecção do trabalho.

Apesar do quesito proximidade das pessoas, por se tratar de um trabalho árduo você vai precisar que todos correspondam às suas respectivas tarefas. Então, se vocês quiserem dicas de como fazer um TCC em grupo aqui vai a primeira: estabeleçam metas a serem alcançadas a cada semana por cada integrante do grupo.

Segundo escolha pessoas que você sabe que são responsáveis, divida as tarefas de acordo com as qualidades de cada um. Se alguém é bom em pesquisa, essa pessoa estará encarregada de realizar a pesquisa, se alguém é bom no desenvolvimento do texto ela ficará encarregada disso e por aí em diante.

Confira o Passo a Passo de Como Fazer Um TCC 10

Apresentação para banca examinadora

Nossas dicas com relação a apresentação são sobre ensaiar. Veja, ao terminar de fazer um TCC algumas universidades cobram que os alunos apresentem o trabalho a uma banca examinadora que irá avaliar a apresentação e a partir daí decidir se estes serão aprovados ou não.

A banca examinadora geralmente é composta por três professores, o seu orientador e mais dois convidados dele, que podem ser professores da casa, ou seja, professores da faculdade, ou professores de fora. Essa parte da apresentação é tão importante quanto a confecção do trabalho em si, visto que se você fizer uma apresentação ruim, sua nota será ruim e consequentemente você não será aprovado.

A maioria das faculdade cobra a apresentação, mas tem umas que não cobram. Porém, se a sua se encaixa na categoria que cobra apresentação, e você quer saber mais detalhes sobre, está no lugar certo. Algumas dicas para esse momento de apresentação:

  • Verifique o tempo concedido pela faculdade para a apresentação, geralmente esse costuma variar de 10 a 30 minutos, ao saber o tempo permitido você já poderá montar seu texto e quais elementos estarão nele;
  • A apresentação precisa ser curta, não há tempo hábil para apresentar todos os elementos do seu TCC, por isso selecione o que irá apresentar, alguns elementos como os objetivos, parte do desenvolvimento e as considerações finais não podem faltar na apresentação, bem como mais componentes que permitam que a banca tenha uma ideia sobre o que é o seu trabalho;
  • Ensaie muito, mas muito mesmo. Como o tempo de apresentação é curto, uma boa forma de você perceber se está com tempo hábil de falar tudo que quer é ensaiando em casa mesmo, você pode contar com a ajuda de um cronômetro. Enquanto você fala, você coloca o cronômetro para rodar e ao finalizar desliga, e assim saberá mais ou menos quanto tempo está levando para falar tudo o que quer, e terá uma ideia se está dentro do tempo ou não. Leve em consideração fatores como o nervosismo do dia e etc, na hora de mensurar o tempo, as vezes é melhor diminuir a quantidade de informações e conseguir ter tempo de falar tudo que deseja no dia;
  • Ensaie na frente de outras pessoas, se você quiser ter uma ideia de como está falando, como está soando, e se está conseguindo passar toda a informação que deseja, faça uma apresentação para seus familiares ou amigos, e pergunte o que eles acharam, se conseguiram entender o que você fala. Você pode também fazer essa apresentação para seu orientador, e saber dele o que achou de tudo.
  • Mais uma vez você não conseguirá falar tudo sobre o trabalho então selecione o mais importante, a confecção desse texto de apresentação também é muito importante, capriche bastante.

Assim, essas foram apenas algumas dicas sobre como fazer um TCC nas normativas da ABNT. Obviamente este é um trabalho bastante extenso, e por isso talvez não tenhamos conseguido tirar todas as suas dúvidas. Mas não tem problema, se mesmo após a leitura desse artigo você sentir que não consegue elaborar o TCC, ao final deste te explicaremos como obter a nossa ajuda.

Como Fazer Um TCC

Bom, a estrutura de um TCC é bastante similar a de outras produções. Como elementos iniciais temos a capa, que é onde contém informações que identificam o autor do texto, bem como a faculdade que estuda e o curso, a folha de rosto é bastante similar e contém as mesmas informações, com acréscimo de um pequeno texto informando que o trabalho será apresentado como requisito para obtenção do grau de bacharelado em tal curso.

Já a parte do texto é composta pela introdução, que é o passo inicial do TCC, nela você deve informar elementos como seu objetivo geral, objetivo específico, hipótese e problema que pretende solucionar ao longo do trabalho, tudo isso de forma bastante sucinta e objetiva, pois a esses fatores serão debatidos ao longo do texto.

Após, vem o desenvolvimento, ou o corpo do texto em si, é nessa parte que você trará todas as informações pertinentes ao seu tema, essa parte é extensa e costuma ser dividida em capítulos para que haja uma melhor organização do conteúdo, facilitando assim a leitura e entendimento sobre o assunto. O desenvolvimento é a parte mais longa do TCC e uma das mais importantes.

Pois é ali que deve vir todas as informações pesquisadas de maneira organizada e cronológica, no desenvolvimento devem ser apresentadas citações de outros autores que corroboram com a sua opinião acerca do tema, essas citações são muito importantes e servem para agregar valor ao TCC. Elas são citações diretas quando o exato conteúdo dito é transcrito para o texto, ou indiretas quando a informação é transcrita, mas as exatas palavras não.

Confira o Passo a Passo de Como Fazer Um TCC foto 14

Toda a sua pesquisa realizada, obviamente depois de uma peneira de informações mais relevantes, deve ser informada no desenvolvimento. Após finalizada essa parte, nenhuma outra informação nova poderá ser adicionada ao texto. Terminou o desenvolvimento, será a vez da conclusão do TCC. A conclusão é a parte final do trabalho, o encerramento do texto. Nela deverá vir o arremate dos argumentos levantados na introdução. Sim, isso mesmo, podemos dizer que a conclusão tem mais ligação com a introdução do que com o próprio desenvolvimento em si.

Você não ouviu errado, nem está louco não. Isso porque na introdução há levantamentos de questões que são respondidas ao longo do desenvolvimento? Sim, mas são arrematadas e confirmadas no final, na conclusão. Ela obrigatoriamente encerra o trabalho, e com isso responde todos os questionamentos elaborados antes. E você irá descrever se suas hipóteses se confirmaram ou não.

Há outros elementos no TCC como lista de ilustrações que são utilizadas quando há imagens para serem adicionadas ao TCC que não são comportadas ao longo do texto. Há lista de abreviaturas e alguns outros elementos que são opcionais como dedicatória e epígrafe.

Então, esperamos que tenham apreciado nossas dicas, e mais abaixo como prometido falaremos um pouquinho melhor sobre como obter nossa ajuda.

Podemos Ajudar a Como Fazer Um TCC

Então, meu caro amigo leitor, se você chegou até aqui ao fim desse artigo, te agradecemos muito pela leitura, e esperamos que vocês tenham gostado das nossas dicas. De fato, ao se encontrar em vias de realizar um TCC os alunos tendem a surtar e ficarem muito nervosos, o que acaba atrapalhando mais que ajudando nesse momento. Criamos um mito em torno desse trabalho que foi perpassado de um para o outro e culminou nessa histeria coletiva.

Mas aqui, com esse artigo queremos te mostrar que não há o que temer, apesar de ser um trabalho final, que através dele você obterá ou não o seu grau de bacharelado, ele não é um trabalho complicado, além disso, você tem bastante tempo de preparação, se começar no exato momento em que iniciar a contagem do prazo.

Tome como dica valiosa fazer um roteiro de preparação. Pode parecer besteira no começo, mas depois você verá que essa organização vai te ajudar a otimizar o seu tempo, fazendo com que você não perca o prazo, nem deixe nada para depois, bem como o que também é importante, não se sinta sobrecarregado demais.

Temos consciência de que aqui nesse artigo esclarecemos apenas algumas dúvidas, mas que existem uma série de outras mais que podem e é natural surgir. Por isso, se mesmo após essas nossas dicas você ainda sentir que não consegue fazer seu TCC não tem problema, passos como a introdução, desenvolvimento e apresentação podem ser complicados.

Dessa forma, em momento nenhum se sinta culpado por isso, nem fique nervoso a toa, arrancando os cabelos a troco de nada. Entre em contato conosco e obtenha a ajuda que tanto precisa! Pode ser pelas redes sociais ou pelos canais de atendimento. Basta entrar em contato que um profissional estará a postos para tirar todas as suas dúvidas de como fazer um TCC.

Nosso banco de dados é repleto de modelos de elementos textuais, pós-textuais, objetivo e modelos de texto que podem te auxiliar bastante. Além disso, nossos especialistas são extremamente qualificados para te auxiliar nesse momento, em diversas áreas e diversos assuntos.

Então, não perca mais tempo e entre logo em contato para saber como fazer um TCC, estamos preparados para te auxiliar. Esperamos que tenham gostado das nossas dicas, e que de alguma forma elas tenham te auxiliado. Um abraço e até a próxima.

h6-bn1.png

O prazo está te perseguindo?

Conosco você esquecerá o significado desta palavra

Formulário para escrever meu trabalho

Selecione os Temas
Modelo
Escreva meu Trabalho
Customer review

Testimonials

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa

home3-bn3

Eles ajudaram na hora

31.03.2021
Consegui meu tão sonhado TCC em pedagogia, fui aprovada tudo graças a esse site, recomendo muito.
Rebeca Santos

Rebeca Santos

TCC Pedagogia

Profissionais!

15.02.2021
O site me conectou com um profissional maravilhoso que me ajudou bastante, entregou tudo dentro do prazo.
Giulia Dantas

Giulia Dantas

TCC Enfermagem

Cumpriu as expectativas

13.03.2021
O TCC estava muito bem escrito, atendeu todas as minhas expectativas, muito bom.
Pedro Júnior

Pedro Júnior

TCC Tecnologia da informação

De forma rápida e eficiente

23.01.2021
Muito bem elaborado, desde a escolha do tema até colocar nas normas da ABNT, tudo entregue dentro do prazo e com qualidade, obrigada.
Julia Nascimento

Julia Nascimento

TCC Psicologia

Recomendo a todos!

28.02.2021
Nesse site encontrei toda a ajuda que eu precisava para fazer meu TCC em contabilidade, agradeço e recomendo para todos.
Jocassia Marinho

Jocassia Marinho

TCC Contabilidade

Super recomendo

13.03.2021
Meu TCC foi entregue dentro do prazo, organizado nas normas da ABNT, cumpriu todos os meus requisitos, super recomendo.
Vinicíus da Mota

Vinicíus da Mota

TCC Letras

Ótimo profissional

10.01.2021
Ótimo profissional, tirou todas as minhas dúvidas, me ajudou bastante, tirei a nota máxima no TCC.
Carlos Raimundo

Carlos Raimundo

TCC Engenharia

Site com informação de qualidade

29.03.2021
Eu não estava conseguindo encontrar uma temática para meu TCC de administração, o site me ajudou demais em todos os processos.
Letícia Santana

Letícia Santana

TCC Administração

Profissionais!

27.01.2021
Eu passei dias sem conseguir resolver meu problema, em questão de minutos o profissional que me atendeu conversou comigo e resolveu tudo que eu precisava.
Lauro Araújo

Lauro Araújo

TCC Direito

Ótimos escritores!

08.02.2021
O escritor me ajudou no que eu precisava e tudo isso em tempo hábil, estou satisfeito.
Bruno Gomes

Bruno Gomes

Justificativa

O site me ajudou bastante

08.03.2021
O site me ajudou bastante, o profissional que me atendeu foi muito competente.
Juliette de Jesus

Juliette de Jesus

Resumo

Trabalho rápido

17.01.2021
“Meu relatório foi entregue dentro do prazo e com grande competência.
Cristina Nascimento

Cristina Nascimento

Relatório

O site ajudou a completar o trabalho

23.03.2021
Estava com muita dúvida e dificuldade para fazer o sumário, obtive a ajuda que precisava para finalizar o trabalho no prazo.
Juliana Fernandes

Juliana Fernandes

Sumário

O site ajudou muito

13.02.2021
Consegui encontrar tudo que eu precisava para meu texto nesse site.
Jéssica Santos

Jéssica Santos

Texto dissertativo

O site é excelente

10.02.2021
O site é excelente, minha monografia ficou incrível, entregou com um prazo rápido, encontrei tudo que precisava.
Lucas Souza

Lucas Souza

Monografia

Obrigada sou muito grata

22.01.2021
Sempre tive problemas com as normas da ABNT, ficava desesperada só de imaginar, o profissional que me ajudou foi muito atencioso e calmo, me auxiliou com todas as dúvidas e entregou um trabalho incrível e tudo isso dentro do prazo, obrigada sou muito grata.
Andressa Bastos

Andressa Bastos

ABNT

Eu recomendo.

01.03.2021
Recebi ajuda na resolução de questões que levei dias sem conseguir fazer, ótimo site. Eu recomendo.
Carla Gonçalves

Carla Gonçalves

Questões e Exercícios

Escritores profissionais e competentes

20.02.2021
Eu precisava de ajuda com uma resenha que não conseguia fazer, o profissional que me auxiliou foi extremamente competente e rápido na solução do problema.
José Araújo

José Araújo

Resenha Pronta (Crítica)

Escritores atentos

12.01.2021
Eu estava com o prazo apertado para realizar o projeto, o escritor foi muito atencioso e rápido na entrega, obrigado.
Felipe Silva

Felipe Silva

Projeto de Pesquisa Pronto

Melhor trabalhos acadêmicos

03.02.2021
Esse site é completo, o melhor para encontrar trabalhos acadêmicos que eu já vi, estou muito agradecida.
Viviane Amorim

Viviane Amorim

Trabalho Acadêmico

Vamos ajudá-lo a encontrar tempo para sua vida pessoal!

Interesting articles

Latest articles