Talvez poucas pessoas reconheçam de verdade a importância de escolher um bom orientador para ajudar no Trabalho de Conclusão de Curso, muitas podem dizer: ah, mas o professor não vai fazer o trabalho para mim. E obviamente não vai, nem seria bom se fizesse, fazer um TCC faz parte do crescimento acadêmico de todo aluno, e por isso você deve experimentar esse processo.
Mas veja, um bom orientador vai te ajudar de formas que você nem imaginava que precisava. Por exemplo, a escolha do tema, todo aluno que está em vias de fazer um TCC muda de opinião acerca do tema inúmeras vezes, ou escolhe um muito amplo que não vai conseguir abordar todos os assuntos e vai ficar dando voltas, ou escolhe um que não consegue material direito, entre outras coisas.
Enfim, isso serve para ilustrar que uma boa escolha de orientador reflete em seu trabalho, pois ele será capaz de te auxiliar com a pesquisa de materiais, indicando alguns autores que ajudarão no tema, ajudará você a estreitar a temática, caso você escolha uma muito ampla, além disso, será a pessoa com um bom conhecimento que irá opinar sobre o seu trabalho.
Mas existem maneiras de escolher o orientador que também influenciam no seu resultado final, que não só a afinidade. É muito comum os alunos quando chegam nesse período de realização do TCC acabarem escolhendo orientadores com quem tem mais afinidade, o professor mais legal, descolado. Esse é um bom argumento? Talvez, mas talvez não seja o melhor para esse período.
Se pudermos te dar uma dica seria escolha o professor orientador que mais conhece o assunto sobre o qual você irá falar. Por exemplo se você é aluno do curso de medicina e vai fazer um trabalho que envolve a temática de exames de parasitas, então obviamente você deve escolher o professor que mais se encaixa nesse aspecto, que seria o professor de parasitologia ou afins.
Outro exemplo, que talvez eu consiga me expressar melhor por ser minha área de análise, se você for do curso de direito e decidir falar sobre administração pública, nada melhor do que você selecionar o professor de Direito Administrativo para te auxiliar nessa empreitada. Ah, mas ele não é tão meu amigo quando o de Civil. Veja, você chegou a um ponto em que terá que tomar decisões difíceis em sua vida.
E nem sempre, ou quase nunca, dará para escolher por afinidade, então pense com cuidado nessas nossas palavras e reflita o que for melhor para você.