Como fazer a bibliografia de um trabalho

Como você já deve saber, todo texto em que você precisou consultar outras informações para elaborá-lo precisa ter uma bibliografia. Desde trabalhos de colégio, passando por artigos de revistas científicas e chegando em produções como TCCs, dissertações e teses, todos precisam ter bibliografia. Então, se você deseja saber tudo sobre como fazer bibliografia, fique conosco neste artigo! 

Você vai encontrar aqui:
TCC Pronto
Como fazer a bibliografia de um trabalho #8

O que é bibliografia

Desde quando você começa a ser solicitado a fazer trabalhos escolares, começa a escutar aquele aviso do professor de que você precisa incluir a bibliografia. Nesta fase de escola, isso é mais uma recomendação, que por vezes os alunos nem seguem direito.

Depois, chegando na universidade, o que era apenas uma sugestão torna-se uma obrigação, um rigor formal obrigatório na academia. E essa obrigatoriedade vai acompanhá-lo desde o início da graduação até a pós-graduação.

E é aí que muitos alunos novos, e até mesmo os experientes entram em pânico. Ou porque acham muito difícil elaborar as referências da bibliografia ou porque simplesmente não entendem como fazer.

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é uma bibliografia. Bibliografia é o modo como as pessoas acostumaram-se a chamar a lista de referências que é inserida ao final de um trabalho acadêmico, artigo, livro etc.

Vamos te explicar direitinho tudo sobre isso! Veja:

Uma referência, segundo a ABNT, é um “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”. Ou seja, cada uma das unidades que vai na bibliografia é uma referência. Veja um exemplo:

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo, Devir, 2014

As pessoas também chamam esse conjunto de “referência bibliográfica”, porém, desde o ano de 2000 a ABNT estabeleceu que o correto é “referência”. Cada uma delas pode aparecer nos rodapés de textos, antecedendo resumos ou resenhas e em listas de referências.

As listas de referências são o que as pessoas estão acostumadas a chamar de “bibliografia”, portanto, são a mesma coisa.

Então, as bibliografias são formadas por várias referências. Se você quer aprender tudo sobre isso, incluindo dicas, passo a passo e macetes, continue lendo!

Bibliografia é um modo de chamar a lista de referências que é inserida ao final de uma obra acadêmica, artigo, livro etc. Uma bibliografia é composta por várias referências.

O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.
O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.

Para que serve uma bibliografia

As bibliografias tem duas funções muito claras e muito importantes:

  1. Apontar para seu leitor de onde você tirou aquela informação. No meio escolar e acadêmico, o maior pecado é reproduzir uma informação como se fosse sua, quando ela é de outro autor. O que impede que isso aconteça são as citações feitas no texto, acompanhadas da bibliografia correspondente.
  2. Servir de fonte para o leitor que quer saber mais sobre um determinado assunto. Por vezes, ele  lê algo que você escreveu e gosta. Ao examinar a sua bibliografia, encontra diversos outros itens pelos quais se interessa e que podem servir para sua pesquisa.

 Então, por isso as bibliografias são essenciais: para atribuir crédito a quem é devido e para servirem de fonte de informação de novas fontes aos leitores.

Normas utilizadas para bibliografias

Para que as bibliografias sejam organizadas e padronizadas, é necessário seguir alguma norma. Neste artigo, vamos seguir as normas ABNT, por serem as de uso mais comum no Brasil.  Também são bastante utilizadas as normas de Vancouver e as normas APA.

NBR 6023 ABNT

A norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece conceitos e detalha como devem ser elaboradas e padronizadas as referências bibliográficas é a norma 6023. Seu nome é ABNT NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração, e foi editada no ano de 2018.

Por se tratar de uma norma do tipo NBR, ela não é de uso obrigatório, porém, é utilizada por grande parte das instituições de ensino como padrão norteador dos trabalhos apresentados a elas. Por vezes, as instituições elaboram normas próprias, geralmente versões adaptadas da própria ABNT.

Onde devem ser incluídas bibliografias?

Você deverá incluir uma seção de bibliografia em todo texto que fizer uso de citações de outros trabalhos. Ela deverá ser organizada, geralmente, em ordem alfabética nas últimas páginas. Por exemplo:

  • trabalhos escolares;
  • trabalhos acadêmicos, como trabalhos de conclusão de curso (TCCS) de graduação e de especialização, dissertações, teses;
  • artigos científicos;
  • revistas destinadas ao público em geral;
  • livros;
  • jornais.

Embora todos estes tipos de publicações possam trazer uma bibliografia, o mais corriqueiro é que elas sejam usadas no meio escolar e acadêmico ou em livros. Em jornais, por exemplo, é mais comum serem incluídas uma ou duas referências bibliográficas conforme a necessidade de alguma reportagem.

Bibliografias são muito importantes para conferir credibilidade ao seu texto. São também essenciais como fonte de novas leituras ao seu leitor. Devem ser inseridas em qualquer trabalho, artigo, livro etc.

Como facilitar a sua tarefa

Geralmente, os alunos e até mesmo os professores têm um certo pavor em padronizar referências bibliográficas. Isso ocorre devido à grande quantidade de detalhes que cada uma das referências precisa seguir. São muitos detalhes e muitas regras.

Mas, se você por organizado e disciplinado, existem ferramentas gratuitas que podem te ajudar e muito!

Observe a seguir o que algumas das muitas opções disponíveis e faça a sua escolha:

MORE - Mecanismo Online para Referências

O MORE é uma ferramenta online, baseada na norma 6023 de 2018, ou seja, está atualizada. Ela é de funcionamento bastante simples: você entra os dados dos materiais que consultou (como nome do autor, título etc) e o MORE gera a referência para você.
Ele oferece mais algumas funcionalidades, como a possibilidade de registrar-se, email para envio de dúvidas, tutorial e FAQ.

Mendeley e Zotero

Mendeley e Zotero são recursos mais avançados em relação ao que apresentamos acima, pois tratam-se de gerenciadores de referências. Isso pode ajudar imensamente você, desde a graduação até, quem sabe, ao doutorado. O gerenciador tem potencial para acompanhar você em toda esta sua jornada de aprendizado acadêmico.

Eles são bastante parecidos em suas funções. A diferença é que o Mendeley é um software pertencente a uma empresa, e o Zotero é um software livre. Mas ambos têm versões gratuitas e opções de compra de mais espaço de armazenamento.

Estes softwares funcionam quase como se fossem sua biblioteca particular. Isso porque eles permitem que você baixe arquivos diretamente para dentro deles, ou transporte arquivos existentes no seu computador.

Com isso, você vai organizar todas as suas leituras, com direito a pastas, tags, anotações e muito mais.

Mas talvez o mais interessante para o seu caso sejam as funções que te ajudam a fazer citações e bibliografias. E isso começa a ser possível a partir do momento em que você alimenta o software com arquivos de artigos, sites, capítulos, livros, e muitas outras opções de documentos.

Depois, você instala um plugin no seu editor de textos, que vai facilitar imensamente a sua elaboração de citações. E no mesmo momento em que você fizer uma citação em seu texto, o gerenciador irá automaticamente gerar a referência correspondente e lançá-la na lista de referências (ou bibliografia).

Tudo isso de forma automática e fácil. Além disso, os gerenciadores permitem que você escolha qual estilo você vai querer usar: ABNT, Vancouver, APA e centenas de outros!

Para você ter uma ideia, observe como é o visual do Zotero nesta imagem:

Como fazer a bibliografia de um trabalho

Agora, observe o MORE:

Como fazer a bibliografia de um trabalho - tcc pronto 2

Exemplos de como fazer bibliografia no seu trabalho acadêmico

Agora que explicamos para você conceitos básicos e importantes sobre o assunto, queremos entrar em uma parte totalmente prática: os modelos de referências. Por isso, se você quer saber como fazer uma bibliografia de um trabalho, siga conosco!

Livros

Se você precisa saber como fazer bibliografias de livros, preste atenção nas obras abaixo.

Sem padronização

Autor: Humberto Maturana Romesin, Francisco J. Varela García

Título da obra: De máquina e seres vivos

Edição: terceira

Local de publicação: Porto  Alegre

Data: 1997

Editora: Artmed

Com padronização ABNT

Maturana ROMESIN,  H.; Varela GARCÍA, F. De  máquinas e seres vivos. 3.  ed.  Porto Alegre: Artmed, 1997.

 

Observações: 

– Você  pode escrever o nomes do autor por extenso ou abreviados

–  Observe  as regras de sobrenomes conforme o idioma. No idioma espanhol,

  caso destes autores, o sobrenome mais importante é o do meio, e vai ser ele o usado no  começo da referência e citação.

– Inclua  número de edição quando aparecer no documento.

 

Sem padronização

Autor: Betty Carter

Monica McGoldrick e  colaboradores

Título  da obra: As mudanças no ciclo de  vida familiar

Subtítulo: uma estrutura para a  terapia familiar

Local de publicação: São Paulo

Data: 1995

Editora: Artmed

Com padronização ABNT

CARTER, B. et al. As  mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2. ed. São Paulo: Artmed, 1995. p. 40-50.

 

Observações: 

–  Segundo  a ABNT, é recomendado que você mencione todos os autores.

–  Se  preferir, pode usar apenas o primeiro seguido da expressão em itálico “et al.”

– Separe  o título do subtítulo por dois-pontos.

– Coloque  destaque gráfico (itálico) apenas no título

 

Sem padronização

Autor: Marc Augé

Título da obra: Não-lugares 

Subtítulo: introdução a uma  antropologia da  supermodernidade

Local de publicação: Campinas

Data: 1994

Editora: Papirus

Coleção: Travessia do Século

Com padronização ABNT

AUGÉ,  M. Não-lugares: introdução a uma antropologia da  supermodernidade. Campinas:  Papirus, 1994. (Coleção Travessia do  Século).

 

Observações:

Quando  for uma publicação com coleção, escreva o nome da coleção no  final de tudo, entre  parênteses.

 

Sem padronização

Autor: Ministério da Saúde

Título da obra: Manual de orientações para promoção da doação voluntária de sangue

Local de publicação: Brasília

Data: 2015

Editora: Ministério da Saúde

Título da obra: Não-lugares 

Subtítulo: introdução a uma  antropologia da  supermodernidade

Local de publicação: Campinas

Data: 1994

Editora: Papirus

Coleção: Travessia do Século

Com padronização ABNT

BRASIL.  Ministério da Saúde. Manual de orientações para promoção da doação voluntária  de sangue. Brasília, DF: MS, 2015. Disponível em:  https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_orientacoes_promocao_doacao_voluntaria_sangue.pdf. Acesso em: 06 jul. 2021.

 

Observações:

– O autor  é o Ministério da Saúde pertencente ao Brasil, por isso, a entrada da  referência é por BRASIL.

– Como o  autor e editor são a mesma instituição, podemos usar a sigla no campo de editor.

– É um  livro completo online, então, coloque o endereço e a data de acesso.

 

Sem padronização

Autor: AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS

Título da obra: ASTM E 1393-90

Subtítulo: standard test method for determining the polishability of bituminous pavement surfaces and specimens by means of the Penn State reciprocating polishing machine.

Local de publicação: Philadelphia

Data: Parece ser 1990, mas há dúvidas

Editora: ASTM

Com padronização ABNT

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. ASTM  E 1393-90: standard test method  for determining the polishability  of bituminous pavement surfaces and  specimens by means of the Penn State reciprocating polishing machine. Philadelphia: ASTM, [1990?].

 

Observações:

Perceba algo importante: você não pode deixar uma referência sem data, segundo a ABNT. Para descobrir alguma, você pesquisa no material, na internet, em bibliotecas, até conseguir alguma data, mesmo que estimada. Quando você não consegue a data no material, de forma clara, mas tem certeza dela, você insere a informação entre colchetes. Quando você  não tem certeza, coloca o sinal de interrogação.

 

Capítulos de livros

Sem padronização

Autor do capítulo: Ministério da Saúde

Autor do livro: Ministério da Saúde

Título do livro: Guia de implementação do quesito raça/cor/etnia

Subtítulo: —

Título do capítulo: A saúde da população negra no Distrito Federal

Local de publicação: Brasília

Data: 2018

Editora: Manole

Paginação do capítulo: apenas a página 8

Com padronização ABNT

GARCIA, M. P.; CHAVES, S. B.; AZEVEDO, R. B. O tecido adiposo. In: CURI, R. et al. Entendendo a gordura: os ácidos graxos. 1. ed. São Paulo: Manole,  2002. p.161-172.

 

Observações:

– Use o nome do autor do capítulo, seguido do nome do capítulo e da expressão “In”.

– Coloque o autor do livro e o  título do livro.

– O destaque gráfico, no caso itálico, é usado apenas no nome do livro, e não do capítulo.

– Escreva em que página está este capítulo.

 

Sem padronização

Autor do capítulo: Ministério da Saúde

Autor do livro: Ministério da Saúde

Título do livro: Guia de implementação do quesito raça/cor/etnia

Subtítulo do livro: —

Título do capítulo: A saúde da população negra no Distrito Federal

Local de publicação: Brasília

Data: 2018

Editora: Manole

Paginação do capítulo: apenas a página 8

Com padronização ABNT

BRASIL. Ministério da Saúde. A saúde da população negra no Distrito Federal. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de implementação do quesito raça/cor/etnia.

Brasília: MS, 2018. p. 8. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_implementacao_raca_cor_etnia.pdf. Acesso em: 06 jul. 2021.

 

Observações: 

– O autor é o Ministério da Saúde pertencente ao Brasil, por isso, a entrada da referência é por BRASIL.

– Como o autor e editor são a mesma instituição, podemos usar a sigla no campo de editor.

– Tratando-se de documentos eletrônicos, coloque o endereço e a data de acesso.

 

Como fazer a bibliografia de um trabalho foto 18

Artigos de periódicos

É muito comum um trabalho acadêmico usar muitas destas obras, os artigos de periódicos. Portanto, se você quer saber como fazer bibliografia de artigo, veja a seguir.

Sem padronização

Autor do artigo: R. Warner
Título do artigo: Physical education for children with visual impairments
Título do periódico: British Journal of Teaching Physical Education
Volume: 32
Número: 4
Local de publicação: London
Paginação do artigo: da página 17 até a 20

Com padronização ABNT

WARNER, R. Physical education for children with visual impairments. Br. J. Teach. Phys. Educ., v. 34, n. 4, p. 17-20, 2001.

 

Observações:

– O destaque gráfico só vai no título do periódico.

– Você  deve informar volume e número, se houver.

– Você pode informar o título do periódico de forma abreviada. Verifique a forma oficial no próprio periódico.

 

Sem padronização

Autor do artigo: E. Schall
Título do artigo: Public – sector succession
Subtítulo do artigo: a strategic approach to sustaining innovation
Título do periódico: Public Administration Review
Volume: 57
Número: 1
Local de publicação: Washington, D.C.
Data: janeiro a fevereiro 1997
Paginação do artigo: da página 4 a 10

Com padronização ABNT

SCHALL, E. Public – sector succession: a strategic approach to sustaining innovation. Public Administration Review, Washington, D.C., v. 57, n. 1, p. 4-10,  jan./fev. 1997.

 

Observações:

 – Quando o periódico apresentar meses junto ao ano, utilize estes junto à data de  forma abreviada.

 

Trabalho de evento publicado em anais

Trabalhos de eventos são aqueles apresentados e posteriormente publicados em eventos científicos, como congressos, simpósios, encontros etc. Os trabalhos resultantes destes eventos podem ser publicados em obras próprias (anais, resumos, proceedings) ou em publicações periódicas.

Sem padronização

Autor: D. Marçon, R. Escrivão Filho
Título do trabalho: Gestão das organizações do Terceiro Setor
Subtítulo: um repensar sobre as teorias organizacionais
Nome do evento: ENANPAD
Número do evento: 25
Ano do evento: 2001
Local do evento: Campinas
Título da publicação originada no evento: Anais
Local da publicação: Campinas
Editor: ANPAD
Ano da publicação: 2001
Paginação: da página 157 a 174

Com padronização ABNT

MARÇON, D.; ESCRIVÃO FILHO, E. Gestão das organizações do Terceiro Setor: um repensar sobre as teorias organizacionais. In: ENANPAD, 25., 2001, Campinas. Anais […] Campinas: ANPAD, 2001. p. 157-174.

 

Observações:

– Note que para não precisarmos repetir “Anais do ENANPAD”, substituímos a segunda ocorrência do nome do evento pelos colchetes: […].

– Caso o  evento tenha sido publicado online (documentos eletrônicos), acrescente as  informações de “Disponível em:” e “Acesso em:”

 

Trabalho de evento publicado em publicação periódica

Sem padronização

Autor do trabalho: R.P.M. Gonçalves e colaboradores

Título do trabalho: Aspectos hematológicos de cães parasitados por Babesia canis na  cidade de Niterói, RJ entre os anos de 1994 a 2005: parte 1: eritrograma

Título do periódico: Ciência Animal Brasileira

Local de publicação do periódico:  Goiânia

Paginação: Da página 271 a 273

Volume do periódico: —

Número do periódico: —

Ano do periódico: 2006

Tem suplemento? Suplemento 1

Nome do evento: Congresso do Centro-Oeste de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais

Número do evento: 3º

Ano do evento: 2006

Local do evento: Brasília, DF

Com padronização ABNT

GONÇALVES, R. P. M. et al. Aspectos hematológicos de cães parasitados por Babesia canis na cidade de Niterói, RJ entre os anos de 1994 a 2005: parte 1: eritrograma. Ciência Animal Brasileira, Goiânia, p. 271-273, nov. 2006. Supl. 1. Trabalho apresentado no 3º Congresso do Centro-Oeste de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, 2006, [Brasília,  DF]. 

 

Observações:

– Faça como se fosse uma referência de artigo de  periódico. Depois, redija o que chamamos de “nota”. Nessa nota, indique o número e o nome do evento, e ano e local.

 

Teses, dissertações e trabalhos acadêmicos em geral

Os trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, TCCs e trabalhos de disciplinas) em geral são obras muito utilizadas em citações e bibliografias pelos autores. Por isso, veja nossos modelos para guiar-se sobre como proceder:

Sem padronização

Autor do trabalho: M. Gorgatti
Título do trabalho: Educação física escolar e inclusão
Subtítulo do trabalho: uma análise a partir do desenvolvimento motor e social de adolescentes com deficiência visual e das atitudes dos professores
Ano de depósito: 2005
Tipo de trabalho: tese
Grau: Doutorado
Curso: Doutorado em Educação Física
Instituição: Universidade de São Paulo
Cidade da instituição: São Paulo
Data de defesa: 2005

Com padronização ABNT

GORGATTI, M. G. Educação física escolar e  inclusão: uma análise a partir do desenvolvimento motor e social de adolescentes com deficiência visual e das atitudes dos professores. 2005. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-graduação em Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

 

Observações:

– Esta é uma tese, mas você pode usar o mesmo modelo para fazer TCCs e dissertações.

 

Sem padronização

Autor do trabalho: J. M. Cândido
Título do trabalho: Telhados de madeira
Ano de depósito: —
Tipo de trabalho: trabalho de disciplina
Grau: Graduação
Curso: Graduação em Engenharia
Instituição: Universidade do Rio de Janeiro
Cidade da instituição: Rio de Janeiro
Data de defesa: 2003

Com padronização ABNT

CÂNDIDO, J.M. Telhados de madeira. Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na Disciplina Materiais de Construção, Escola de Engenharia, Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. 

 

Observações:

– Veja que este é um trabalho de disciplina, por isso, apresenta menos informações que trabalhos mais completos, como TCCs.

 

Como fazer a bibliografia de um trabalho #5

Por fim, deixamos um quadro explicativo com o que você deve ou não deve fazer para que sua bibliografia seja bem feita:

Faça
Não faça
Faça
Não faça
Faça
Não faça

Conclusão

Neste artigo, nós buscamos atuar em duas frentes: a teórica e prática. Na parte teórica, explicamos detalhadamente para você o que são bibliografias. Explicamos que o mais correto é chamá-las de lista de referências, e que estas listas são formadas por várias referências bibliográficas, ou, simplesmente, referências. Você ficou sabendo também para que serve a bibliografia que você precisa colocar no seu trabalho. Não é só para chatear e dar mais trabalho para você, e sim, para ajudar outros pesquisadores.

Listamos para vocês algumas normas bastante utilizadas no Brasil, mas enfatizamos que o grande foco ainda é na ABNT. Algo muito importante que trouxemos foram dicas de ferramentas e softwares que podem ajudar você a organizar referências e listas de referências. Esta dica é de ouro para sua vida acadêmica.

Já na parte prática, trouxemos diversos modelos de referências feitas a partir das obras mais utilizados em trabalhos. Junto com os modelos, incluímos comentários. Procuramos colocar vários modelos, mas saiba que existem muitos mais. Se você estiver lendo algum documento diferente dos nossos modelos, provavelmente será necessário que você faça uma consulta mais aprofundada à norma.

Bom, por hoje é só! Esperamos muito que este artigo seja útil e diminua um pouco da confusão causada por bibliografias. Bons estudos!

O prazo está te perseguindo?

Conosco você esquecerá o significado desta palavra

Formulário para escrever meu trabalho

Selecione os Temas
Modelo
Escreva meu Trabalho

Fontes para aprofundar a pesquisa

Confira neste vídeo: Mendeley - instalação e uso

FAQ

Dúvidas frequentes

Na bibliografia, ou lista de referências, você deve colocar com exatidão tudo que foi citado no trabalho. Caso não tenha sido citado no texto, você pode elaborar uma lista de referências bibliográficas em separado, com outro título, como por exemplo “Leituras sugeridas”.

Primeiro você precisa conhecer pelo menos o básico da norma 6023. Mas mesmo antes disso, você precisa ter anotado direitinho todos os dados do que você leu. Só assim você vai conseguir elaborar com correção a sua bibliografia.

O modo de fazer de uma bibliografia escolar é o mesmo de outras bibliografias. Você precisa sempre anotar dados (nomes dos autores, títulos, ano, editora, lugar etc), manter estes dados a salvo, e, quando chegar o momento de criar a bibliografia, aplicar estas informações no estilo ABNT.

Checklist

Customer review

Testimonials

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa

home3-bn3

Eles ajudaram na hora

31.03.2021
Consegui meu tão sonhado TCC em pedagogia, fui aprovada tudo graças a esse site, recomendo muito.
Rebeca Santos

Rebeca Santos

TCC Pedagogia

Profissionais!

15.02.2021
O site me conectou com um profissional maravilhoso que me ajudou bastante, entregou tudo dentro do prazo.
Giulia Dantas

Giulia Dantas

TCC Enfermagem

Cumpriu as expectativas

13.03.2021
O TCC estava muito bem escrito, atendeu todas as minhas expectativas, muito bom.
Pedro Júnior

Pedro Júnior

TCC Tecnologia da informação

De forma rápida e eficiente

23.01.2021
Muito bem elaborado, desde a escolha do tema até colocar nas normas da ABNT, tudo entregue dentro do prazo e com qualidade, obrigada.
Julia Nascimento

Julia Nascimento

TCC Psicologia

Recomendo a todos!

28.02.2021
Nesse site encontrei toda a ajuda que eu precisava para fazer meu TCC em contabilidade, agradeço e recomendo para todos.
Jocassia Marinho

Jocassia Marinho

TCC Contabilidade

Super recomendo

13.03.2021
Meu TCC foi entregue dentro do prazo, organizado nas normas da ABNT, cumpriu todos os meus requisitos, super recomendo.
Vinicíus da Mota

Vinicíus da Mota

TCC Letras

Ótimo profissional

10.01.2021
Ótimo profissional, tirou todas as minhas dúvidas, me ajudou bastante, tirei a nota máxima no TCC.
Carlos Raimundo

Carlos Raimundo

TCC Engenharia

Site com informação de qualidade

29.03.2021
Eu não estava conseguindo encontrar uma temática para meu TCC de administração, o site me ajudou demais em todos os processos.
Letícia Santana

Letícia Santana

TCC Administração

Profissionais!

27.01.2021
Eu passei dias sem conseguir resolver meu problema, em questão de minutos o profissional que me atendeu conversou comigo e resolveu tudo que eu precisava.
Lauro Araújo

Lauro Araújo

TCC Direito

Ótimos escritores!

08.02.2021
O escritor me ajudou no que eu precisava e tudo isso em tempo hábil, estou satisfeito.
Bruno Gomes

Bruno Gomes

Justificativa

O site me ajudou bastante

08.03.2021
O site me ajudou bastante, o profissional que me atendeu foi muito competente.
Juliette de Jesus

Juliette de Jesus

Resumo

Trabalho rápido

17.01.2021
“Meu relatório foi entregue dentro do prazo e com grande competência.
Cristina Nascimento

Cristina Nascimento

Relatório

O site ajudou a completar o trabalho

23.03.2021
Estava com muita dúvida e dificuldade para fazer o sumário, obtive a ajuda que precisava para finalizar o trabalho no prazo.
Juliana Fernandes

Juliana Fernandes

Sumário

O site ajudou muito

13.02.2021
Consegui encontrar tudo que eu precisava para meu texto nesse site.
Jéssica Santos

Jéssica Santos

Texto dissertativo

O site é excelente

10.02.2021
O site é excelente, minha monografia ficou incrível, entregou com um prazo rápido, encontrei tudo que precisava.
Lucas Souza

Lucas Souza

Monografia

Obrigada sou muito grata

22.01.2021
Sempre tive problemas com as normas da ABNT, ficava desesperada só de imaginar, o profissional que me ajudou foi muito atencioso e calmo, me auxiliou com todas as dúvidas e entregou um trabalho incrível e tudo isso dentro do prazo, obrigada sou muito grata.
Andressa Bastos

Andressa Bastos

ABNT

Eu recomendo.

01.03.2021
Recebi ajuda na resolução de questões que levei dias sem conseguir fazer, ótimo site. Eu recomendo.
Carla Gonçalves

Carla Gonçalves

Questões e Exercícios

Escritores profissionais e competentes

20.02.2021
Eu precisava de ajuda com uma resenha que não conseguia fazer, o profissional que me auxiliou foi extremamente competente e rápido na solução do problema.
José Araújo

José Araújo

Resenha Pronta (Crítica)

Escritores atentos

12.01.2021
Eu estava com o prazo apertado para realizar o projeto, o escritor foi muito atencioso e rápido na entrega, obrigado.
Felipe Silva

Felipe Silva

Projeto de Pesquisa Pronto

Melhor trabalhos acadêmicos

03.02.2021
Esse site é completo, o melhor para encontrar trabalhos acadêmicos que eu já vi, estou muito agradecida.
Viviane Amorim

Viviane Amorim

Trabalho Acadêmico

Vamos ajudá-lo a encontrar tempo para sua vida pessoal!

Interesting articles

Latest articles