Como fazer uma citação de um artigo ou site: guia completo

O que é citação? Como fazer citação de site? Como fazer citação de um artigo? O que é citação de citação? Essas e outras perguntas, serão respondidas no decorrer deste texto.

Você vai encontrar aqui:
TCC Pronto
A citação de um artigo #4

O que são citações e qual sua importância

A citação é uma marca do dialogismo linguístico, feita para sustentar uma hipótese, reforçar uma ideia ou ilustrar um raciocínio. Oferece ao leitor respaldo para que possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e também possibilitar seu aprofundamento. – Wikipedia

A definição da Wikipedia talvez não seja das melhores, mas nos dá um bom ponto de partida. Para colocar em uma linguagem formal, no mundo acadêmico e científico, uma citação é quando um autor usa um trabalho de outro autor em seu texto. Os três tipos de citação são a citação direta, citação indireta e citação de citação. 

O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.
O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.

A citação direta é quando um autor pega o trecho de um texto de outro autor e o coloca em sua obra. A citação indireta é quando um autor usa suas próprias palavras para descrever um trecho ou um pensamento de outro autor. A citação de citação é quando um autor cita um autor fazendo uma citação. 

O conhecimento científico não é criado a partir do vácuo, mas através do que já foi descoberto, estudado e provado. É normal e até esperado que um estudante ou pesquisador, ao fazer um trabalho, cite outros trabalhos de forma adequada. 

Fazer a citação é importante, porque precisamos dar créditos a quem merece. Não basta apenas usar o material de outros grandes nomes, é necessário deixar claro que tal material foi usado. O uso correto das citações é o que pode separar um bom trabalho de um trabalho acusado de plágio

Como fazer citações

Como mencionamos, há três tipos de citações: diretas, indiretas e citações de citações. Vamos explorar cada uma detalhadamente a seguir. Lembre-se que as normas ABNT são levadas em conta aqui.

Direta

Neste cenário, você deve transcrever um trecho da obra original para a sua obra. A citação direta com até três linhas é feita entre aspas com o nome do autor, ano da publicação e a página entre parênteses, exemplo:

“A expressão ‘furiosa’ dessa estátua de que fala Rabelais, corresponde também à realidade.” (BAKHTIN, 1987, p. 388).

Quando tem mais de três linhas, você pode repetir o exemplo acima, mas é necessário adicionar fonte tamanho 10, recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento das entrelinhas simples, entre texto e citação usar espaço de 1,5.

Indireta

Aqui, estamos citando um autor que está fazendo uma citação. Você deve citar os sobrenomes dos autores da fonte que não foi consultada, ano, página, apud, seguido pelo sobrenome do responsável da fonte consultada. Exemplo:

Segundo Kotler (2006), rede de marketing é o resultado do marketing de relacionamento a partir da construção de um ativo insubstituível.

Citações de citações

Para isso, use uma das estruturas usadas anteriormente combinada com o seguinte:

De acordo com Gough (1972, p. 59, apud NARDI, 1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”

Apud quer dizer citado por. No exemplo acima, NARDI foi a fonte consultada e Gough foi citado por ele.

A citação de um artigo #1

Como fazer citação de site no texto

Neste cenário, você usa as suas palavras para citar o trabalho de outro. Não é necessário usar as aspas. Basta usar o sobrenome do escritor e o ano da publicação. Exemplo:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.

Apud quer dizer citado por. No exemplo acima, NARDI foi a fonte consultada e Gough foi citado por ele.

Como fazer citação direta de site

“trecho” (SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.)

Isto é igualmente válido para como fazer a citação de um artigo da internet.

Como fazer citação indireta de site

Não use as aspas, apenas suas palavras, a estrutura é a mesma que a anterior dentro dos parênteses. 

Como fazer citação de artigo científico

Use: SOBRENOME DO AUTOR, Título do artigo. Nome da revista, volume, número, período de publicação, ano de publicação.

Corrigindo uma citação

A seguir você verá versões incorretas e suas versões corrigidas, tudo numerado de acordo.

Exemplo de citação incorreta
Exemplo de citação correta
A citação de um artigo #2

Repare que estes são exemplos de citação indireta. Uma citação direta deveria estar dentro de aspas duplas. Na tabela a seguir vamos falar sobre erros e acertos comuns:

O que não fazer

O que fazer

  • Deixar de usar o sobrenome do responsável pela obra quando está claramente disponível.
  • Deixar de usar o sobrenome do responsável quando não está disponível, pode acontecer com jornais, por exemplo, mas é incomum.
  • Colocar o ano de publicação do seu trabalho em uma citação, em vez do ano de publicação do trabalho citado.
  • Colocar o ano da publicação sempre que for citar outro autor.
  • Usar aspas em citação indireta. 
  • Usar aspas apenas em citação direta.
  • Colocar o nome de mais de três escritores.
  • Usar a expressão et al em casos com mais de três escritores para citar.

Dicas e lembretes sobre citações

  • Como fazer citação de site não é tão diferente assim. Você vai ter que colocar a URL, mas no geral, a ideia é a mesma dos outros tipos de citação.
  • É possível fazer uma citação sem colocar o nome do autor de forma correta. Isto é válido quando estamos falando de uma publicação de jornal, por exemplo.
  • Citar um artigo científico implica que a revista onde o artigo foi publicado também vai aparecer. 
  • Um artigo científico autopublicado não é lá um artigo científico de verdade. O correto precisa de uma versão publicada por um meio aceito pela comunidade acadêmica.
  • O maior erro cometido quando o assunto é fazer citação é não fazer a citação, para começar. Alguns estudantes, ao fazer trabalhos acadêmicos, leem vários livros e extraem várias ideias que são transportadas para os trabalhos. Esse tipo de erro pode gerar acusações de plágio.
  • Quanto mais sofisticado o trabalho, mais sofisticado deve ser suas fontes. Por isso, ao fazer um trabalho acadêmico como um TCC, só use fontes científicas, de preferência. Para ilustrar o que queremos dizer, pense no portal Brasil Escola, é um dos maiores portais de educação do Brasil, sem dúvidas é uma fonte confiável, entretanto, é um portal mais usado para tirar dúvidas do ensino médio. 
  • Quem quer aprender como fazer citação de site, citação de artigo e etc. para um trabalho acadêmico, deve ter em mente que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas que define as regras para isso. 
  • Ao procurar por trabalhos acadêmicos prontos para usar como inspiração para o seu trabalho acadêmico, tenha em mente o seguinte: Trabalhos acadêmicos estrangeiros não usam as normas da ABNT. Isto é, algumas coisas que você vê nesses textos que são diferentes do que você está acostumado estão certas, mas não necessariamente podem ser usadas para o seu caso.
  • É praticamente impossível fazer um tcc ou trabalho de mesmo nível sem usar fontes ou fazer citações. 
  • O Twitter é uma rede social que você pode usar para acompanhar a MyStudyBay.
  • O conteúdo escrito dentro da norma ABNT é para ser relevante, no que diz respeito à formatação, mesmo daqui a 10, 20, 30 anos. A Associação Brasileira de Normas Técnicas não é conhecida por alterar suas próprias normas.
  • Você pode fazer tantas referências quanto achar necessário, mas também é necessário o bom senso. Imagine o seguinte: o seu trabalho é para ser de sua autoria, não um compilado do que foi feito pelos outros. Mesmo em uma revisão de bibliografia, entende-se que o seu conteúdo é o que importa. 
  • Repositórios de faculdades são ótimas fontes de conteúdos para trabalhos acadêmicos sérios. Grandes Universidades como a USP, UFBA e etc. tem sites oficiais onde esses conteúdos são disponibilizados de forma gratuita. O acesso é feito sem a necessidade de cadastro ou qualquer ação similar. Monografias, tccs, e diversos materiais acadêmicos são registrados nesse tipo de website. Considere um dos pontos de partida para fazer sua pesquisa.

Conheça a nossa iniciativa

O MyStudyBay é uma plataforma voltada para ajudar estudantes com seus trabalhos acadêmicos. A ideia é simples, a maioria dos estudantes não vai conseguir lidar com a demanda de trabalhos acadêmicos sozinho. O que fazemos é recrutar escritores especializados em trabalhos acadêmicos para ajudar estudantes nesse tipo de situação. Os profissionais que trabalham conosco podem criar todo tipo de conteúdo acadêmico. TCC, monografia, tese e etc.

Mas não estamos falando apenas sobre criar trabalhos acadêmicos inteiros. Pode ser apenas um trecho como um sumário dentro das normas da ABNT. Podemos formatar as citações do seu trabalho e etc. 

O funcionamento é simples, os estudantes postam suas demandas e os escritores profissionais respondem com orçamentos. O estudante então pode escolher a oferta que achar mais interessantes. Quando ambas as partes entram em acordo, o escritor começa o trabalho e deve entregar o mesmo dentro do prazo acordado.

Nesse sentido. O MyStudyBay é uma plataforma de freelancers. Mas aqui, o foco está nos trabalhos acadêmicos e os freelancers são todos escritores. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe, responderemos o quanto antes.

O prazo está te perseguindo?

Conosco você esquecerá o significado desta palavra

Formulário para escrever meu trabalho

Selecione os Temas
Modelo
Escreva meu Trabalho

Conclusão

Todo trabalho acadêmico de alto nível vai exigir que você use citações. é seu dever entender como fazer citação de site, jornal, artigo e demais conteúdos. A boa notícia é que não é algo tão difícil assim. Tanto a citação no texto quanto as referências bibliográficas feitas nas últimas seções do trabalho seguem uma estrutura muito clara. Isto é, depois de um pouco de prática, você vai se acostumar com isso e vai fazer de forma automática.

O mais importante é entender que, apesar de parecer algo chato de ser feito, é essencial no mundo acadêmico. Precisamos dar créditos para quem merece e não podemos fazer isso de qualquer jeito.

FAQ

Perguntas frequentes feitas sobre citação

Sim, pode citar tantos autores quanto existirem. Mas, com mais de três autores, usa-se apenas um autor e a expressão et al. A ABNT é quem pede isso.

Seu trabalho vai perder a credibilidade pois outras pessoas não serão capazes de verificar a fonte. Por isso, é importante usar apenas fontes confiáveis. Por exemplo, é quase que impossível que o repositório online da USP saia do ar no futuro. Trata-se de uma das maiores faculdades do mundo e a quantidade de conteúdo relevante é grande demais para ser perdido. 

Sim, não há problemas com isso. Não devemos menosprezar um trabalho com base apenas no nível acadêmico do autor.  Uma pessoa em graduação pode fazer um trabalho excelente.

Fazer citação de site vai impactar negativamente a credibilidade do seu trabalho, apenas se você citar uma fonte não confiável. Por exemplo, quantos problemas um pesquisador poderia arrumar citando o site oficial da USP?

Não, você não é responsável pela publicação desse tipo de conteúdo (artigos eletrônicos ou documentos eletrônicos). Por isso, deve tentar usar as fontes mais confiáveis, como o exemplo da USP que já mencionamos.

Se você citar conteúdo na internet e o mesmo tiver o endereço alterado, você pode fazer uma revisão do seu trabalho. Isso é comum em livros, artigos e etc. Alguns livros, e-books e etc. podem ter versões atualizadas por causa disso. 

Não. Você teria problemas com direitos autorais se fizer isso. A publicação não é sua responsabilidade. Por isso, use apenas fontes confiáveis. Do ponto de vista prático, se tem medo que o endereço desapareça, esta fonte é realmente confiável.

Checklist de citação

Customer review

Testimonials

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa

home3-bn3

Eles ajudaram na hora

31.03.2021
Consegui meu tão sonhado TCC em pedagogia, fui aprovada tudo graças a esse site, recomendo muito.
Rebeca Santos

Rebeca Santos

TCC Pedagogia

Profissionais!

15.02.2021
O site me conectou com um profissional maravilhoso que me ajudou bastante, entregou tudo dentro do prazo.
Giulia Dantas

Giulia Dantas

TCC Enfermagem

Cumpriu as expectativas

13.03.2021
O TCC estava muito bem escrito, atendeu todas as minhas expectativas, muito bom.
Pedro Júnior

Pedro Júnior

TCC Tecnologia da informação

De forma rápida e eficiente

23.01.2021
Muito bem elaborado, desde a escolha do tema até colocar nas normas da ABNT, tudo entregue dentro do prazo e com qualidade, obrigada.
Julia Nascimento

Julia Nascimento

TCC Psicologia

Recomendo a todos!

28.02.2021
Nesse site encontrei toda a ajuda que eu precisava para fazer meu TCC em contabilidade, agradeço e recomendo para todos.
Jocassia Marinho

Jocassia Marinho

TCC Contabilidade

Super recomendo

13.03.2021
Meu TCC foi entregue dentro do prazo, organizado nas normas da ABNT, cumpriu todos os meus requisitos, super recomendo.
Vinicíus da Mota

Vinicíus da Mota

TCC Letras

Ótimo profissional

10.01.2021
Ótimo profissional, tirou todas as minhas dúvidas, me ajudou bastante, tirei a nota máxima no TCC.
Carlos Raimundo

Carlos Raimundo

TCC Engenharia

Site com informação de qualidade

29.03.2021
Eu não estava conseguindo encontrar uma temática para meu TCC de administração, o site me ajudou demais em todos os processos.
Letícia Santana

Letícia Santana

TCC Administração

Profissionais!

27.01.2021
Eu passei dias sem conseguir resolver meu problema, em questão de minutos o profissional que me atendeu conversou comigo e resolveu tudo que eu precisava.
Lauro Araújo

Lauro Araújo

TCC Direito

Ótimos escritores!

08.02.2021
O escritor me ajudou no que eu precisava e tudo isso em tempo hábil, estou satisfeito.
Bruno Gomes

Bruno Gomes

Justificativa

O site me ajudou bastante

08.03.2021
O site me ajudou bastante, o profissional que me atendeu foi muito competente.
Juliette de Jesus

Juliette de Jesus

Resumo

Trabalho rápido

17.01.2021
“Meu relatório foi entregue dentro do prazo e com grande competência.
Cristina Nascimento

Cristina Nascimento

Relatório

O site ajudou a completar o trabalho

23.03.2021
Estava com muita dúvida e dificuldade para fazer o sumário, obtive a ajuda que precisava para finalizar o trabalho no prazo.
Juliana Fernandes

Juliana Fernandes

Sumário

O site ajudou muito

13.02.2021
Consegui encontrar tudo que eu precisava para meu texto nesse site.
Jéssica Santos

Jéssica Santos

Texto dissertativo

O site é excelente

10.02.2021
O site é excelente, minha monografia ficou incrível, entregou com um prazo rápido, encontrei tudo que precisava.
Lucas Souza

Lucas Souza

Monografia

Obrigada sou muito grata

22.01.2021
Sempre tive problemas com as normas da ABNT, ficava desesperada só de imaginar, o profissional que me ajudou foi muito atencioso e calmo, me auxiliou com todas as dúvidas e entregou um trabalho incrível e tudo isso dentro do prazo, obrigada sou muito grata.
Andressa Bastos

Andressa Bastos

ABNT

Eu recomendo.

01.03.2021
Recebi ajuda na resolução de questões que levei dias sem conseguir fazer, ótimo site. Eu recomendo.
Carla Gonçalves

Carla Gonçalves

Questões e Exercícios

Escritores profissionais e competentes

20.02.2021
Eu precisava de ajuda com uma resenha que não conseguia fazer, o profissional que me auxiliou foi extremamente competente e rápido na solução do problema.
José Araújo

José Araújo

Resenha Pronta (Crítica)

Escritores atentos

12.01.2021
Eu estava com o prazo apertado para realizar o projeto, o escritor foi muito atencioso e rápido na entrega, obrigado.
Felipe Silva

Felipe Silva

Projeto de Pesquisa Pronto

Melhor trabalhos acadêmicos

03.02.2021
Esse site é completo, o melhor para encontrar trabalhos acadêmicos que eu já vi, estou muito agradecida.
Viviane Amorim

Viviane Amorim

Trabalho Acadêmico

Vamos ajudá-lo a encontrar tempo para sua vida pessoal!

Interesting articles

Latest articles