Como fazer citação direta e indireta usando as normas da ABNT

Quando chega o momento de elaborar os trabalhos acadêmicos, muitos estudantes se encontram cheios dúvidas acerca de como fazer citação indireta e direta usando as normas da ABNT. Afinal, existe mesmo motivo para temer fazer citações? Neste artigo, vamos te mostrar que não há mistério nenhum nas normas das citações, bem como, vamos te ensinar como fazê-las.

Você vai encontrar aqui:
TCC Pronto
Como fazer citação direta e indireta usando as normas da ABNT #1

O que é citação?

Bem, podemos dizer que citar nada mais é do que transcrever o trecho de algo dito por outra pessoa. Ao fazermos um trabalho acadêmico devemos expressar nossa opinião, nosso ponto de vista sobre determinado objeto em estudo. Porém, para corroborar com a nossa linha de pensamento, devemos trazer citações de outros autores que corroboram com a nossa opinião. 

Ao fazer isso, estamos agregando valor e conteúdo aos nossos trabalhos acadêmicos. Afinal, ninguém tira uma ideia do nada, ela sempre sai de algum lugar. E demonstrar que outros autores seguem sua linha de raciocínio através de citação no texto enriquece o artigo científico ou qualquer outro trabalho acadêmico que você esteja escrevendo.

A citação é uma marca do dialogismo linguístico, feita para sustentar uma hipótese, reforçar uma ideia ou ilustrar um raciocínio. Oferece ao leitor respaldo para que possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e também possibilitar seu aprofundamentoWikipedia

As citações possuem regras definidas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Mas, ao contrário do que muitos estudantes pensam, as regras impostas pela ABNT não servem para dificultar elaborar as citações, mas sim para facilitar o entendimento geral de como fazê-las. Imagine se cada aluno resolvesse fazer seus exemplos de citações da forma que bem entendesse, seria uma bagunça total, não é mesmo? 

Então, justamente por este motivo que existem as normas da ABNT, para criar um padrão de elaboração que deve ser seguido por todos, facilitando assim, a correção dos trabalhos acadêmicos. Bem como, facilitando o aprendizado dos estudantes sobre o tema. Mas, se ainda assim você tem dúvida sobre as regras da ABNT para citação, não tem problema. Neste artigo vamos te ajudar a resolvê-las.

O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.
O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.

Devo usar as normas ABNT na citação?

A resposta para essa pergunta é sim. E não poderia ser outra, pois as normativas da ABNT servem para que haja uma melhor compreensão, entendimento e apresentação do trabalho. A Associação Brasileira de Normas Técnicas, reuniu uma série de regras que servem de orientação para elaboração não só de artigos, TCCs, mas de uma infinidade de trabalhos acadêmicos. 

O processo de elaboração de um trabalho seria quase impossível sem as normativas para servir de norteamento para os estudantes. Além disso, a apresentação e correção do mesmo também seria praticamente impossível. Pois, como corrigir e dar nota a um trabalho sem um sistema de correção? 

Dessa maneira, ao invés de olhar as normativas da ABNT como sua inimiga, enxergue como sua aliada na hora de confeccionar o trabalho. Pois, sem ela o processo de criação seria extremamente mais difícil. E mais, uma vez que você compreende como deve ser feito, se torna muito mais fácil pôr em prática. Mas para que não reste dúvida em sua cabeça, bem como para tornar a sua compreensão sobre o assunto muito mais fácil, preparamos esse artigo para explicar os tipos de citação e como fazê-las.

Quais os tipos de citação?

Ao fazer citação, saiba que existe mais de um tipo dela. Essas modalidades são necessárias para que não haja apenas um exemplo de citação no texto. É necessário ter diferentes tipos de citações para que possa ter um enriquecimento no texto. Imagine você um TCC sobre com citações diretas? Não seria uma boa publicação, tanto no quesito estético, como no informacional. Assim, os modelos de citações são:

Citação indireta
Citação direta
Citação de citação

Diferença entre citação direta e citação indireta

Essa talvez seja a principal dúvida que acomete os estudantes que estão prestes a realizar um trabalho acadêmico. E a solução para diferenciar a citação indireta da citação direta consiste na estrutura destas. Por exemplo quando se tratar de citação indireta o trecho virá escrito no próprio parágrafo do texto, sem a presença de aspas, nem recuo, somente com o sobrenome do autor, e o ano da obra entre parênteses. 

Já a identificação da citação direta é feita pois quando se trata da curta, ela aparece entre aspas no texto, demonstrando que aquele trecho foi retirado de outro lugar. E na longa a identificação fica ainda mais evidente, pois apesar de não apresentar aspas, ela é iniciada em outro parágrafo, apresenta um recuo de margem. Quando se trata de citação direta a presença da página onde o trecho pode ser encontrado, também é obrigatório. 

Essas são as principais diferenças que permitirá que você identifique uma citação direta e uma citação indireta. Não há nenhum bicho de sete cabeças, a complexidade atribuída às citações existem apenas na cabeça dos estudantes. Mas, para que fique ainda mais claro, mais abaixo nós vamos trazer exemplo de citação direta, indireta e citação de citação, para que o conteúdo possa se fixar.

Como fazer citação direta e indireta usando as normas da ABNT #3

Como fazer citação?

Explicar sobre um assunto é ótimo, mas nada melhor para ajudar você a fixar o conteúdo do que mostrar exemplos, não é mesmo? Pensando nisso, vamos te mostrar como fazer citação, trazendo também exemplo de citação direta, exemplo de citação indireta e um exemplo de citação de citação. A forma de como fazer citação que mostraremos aqui é a forma indicada pela ABNT de fazer citação

Como fazer citação direta

A citação direta é aquela que o trecho da obra deve ser copiado integralmente, com a mesma ortografia, acentuação utilizadas pelo autor original. Pode ser citação direta curta ou longa. Na citação direta curta o sobrenome do autor não deve vir entre parênteses, deve ser iniciado somente com a primeira letra maiúscula, seguido do trecho destacado entre aspas, e o ano da publicação e a página entre parênteses. Vamos mostrar para entender melhor.

Exemplo de citação direta de forma curta

De acordo com Kaizer (1995, p.90)  “é melhor nascer e crescer, do que nunca ter nascido”.

No que tange a citação direta longa, o sobrenome do autor vem dentro do parênteses em caixa alta, junto com o ano e a página da obra. Ademais, ela deve ser iniciada em outro parágrafo, com a fonte menor do que a utilizada no texto, com recuo e na margem esquerda. Vejamos.

Exemplo de citação direta longa

Carlos Almeida é claro ao afirmar:

 O mundo está do jeito que está porque os seres humanos não pensam antes de agir, acham que podem fazer o que quiserem que sairão impunes disso. Diante disso, vemos atrocidades sendo cometidas em nome do bem-maior, pessoas de bem virando monstros, e monstros mostrando que na verdade possuem um coração melhor e maior do que o de todos nós.  (ALMEIDA, 2015, p.50)

Como fazer citação indireta

A citação indireta é uma citação da ideia do autor, mas com suas próprias palavras. O texto é escrito no mesmo parágrafo, não apresenta recuo e a fonte é a mesma do texto. Contudo, ainda que seja escrita com suas próprias palavras, deve ser indicado o sobrenome do autor da obra, e o ano entre parênteses, no caso do número da página está é opcional. 

Exemplo de citação indireta

Como preceitua Tozzi (2012) o mundo anda virado de cabeça para baixo, por isso mesmo que o valor se encontra nas pequenas coisas, nas pequenas atitudes, a leitura é uma forma de escapar e deve ser incentivada desde a infância.

Como fazer citação de citação

Esse tipo de citação é utilizado quando não podemos ter acesso a obra original, daí utiliza-se o trecho original na obra de outro autor. Esse modelo de citação é identificado por meio da expressão apud. A citação da citação pode ser tanto de forma direta como de forma indireta, o importante é que o estudante identifique que se trata de um apud.

Exemplo de citação de citação

De acordo com Lord (1999 apud NASCIMENTO, 2002), as normas ABNT são um presente para os acadêmicos, as quais não recebem o devido crédito pela sua importância, sendo referência mundial em trabalhos escritos no Word. Deveriam ser transformadas em um curso acadêmico.

Confira neste vídeo: citação direta e indireta

Sistema de chamada

As citações precisam utilizar um dos dois sistemas existentes para indicar quem foi o autor da mesma. São dois sistemas, vejamos.

Sistema autor-data

Nesse modelo como o nome já indica, deve ser colocado o sobrenome do autor, se vir entre parênteses deve estar em caixa alta, se vier fora somente a primeira letra maiúscula. Mais o ano da publicação da obra e mais o número da página. Ao final do texto, devem ser apresentadas as referências, uma lista em ordem alfabética das obras, artigos, sites consultados.

Exemplo de citação

Como preceitua Tozzi (2012) o mundo anda virado de cabeça para baixo, por isso mesmo que o valor se encontra nas pequenas coisas, nas pequenas atitudes, a leitura é uma forma de escapar e deve ser incentivada desde a infância.

Referência:

TOZZI, Marcelo Gusmão. Leitura para todos. Brasilia: Guerra e paz, 2012, p. 90.

Sistema numérico

Nesse modelo as citações devem vir acompanhadas de um sistema numérico consecutivo que remeterá a uma lista de referências ao final do texto. Esse sistema não deve ser utilizado quando houver notas de rodapé no trabalho, para que o sistema de números não se confunda com a nota de rodapé. 

Exemplo de citação

Carlos Almeida é claro ao afirmar:

 O mundo está do jeito que está porque os seres humanos não pensam antes de agir, acham que podem fazer o que quiserem que sairão impunes disso. Diante disso, vemos atrocidades sendo cometidas em nome do bem-maior, pessoas de bem virando monstros, e monstros mostrando que na verdade possuem um coração melhor e maior do que o de todos nós.  [1]

[1] ALMEIDA. Carlos Lobão. Rir é o melhor remédio. Vitória: Brasileira, 2015, p.50

Como fazer citação direta e indireta usando as normas da ABNT #2

O que fazer e o que não fazer nas citações?

O que fazer

O que não fazer

  • Para citação direta longa, com mais de três linhas, coloque a citação em outro parágrafo.
  • Para citação direta longa, escrever a transcrição da obra no mesmo parágrafo do texto.
  • Para citação indireta, escrever a ideia do autor com suas próprias palavras, citando o nome do autor e a data de publicação.
  • Para citação indireta, simplesmente transcrever o que o autor disse, sem citar a fonte que usou.
  • Citar a fonte utilizada, nome do autor, sobrenome do autor, ano da publicação.
  • Não cita a fonte, não dizer o nome do autor, nem o ano da publicação.
  • Fazer citação direta curta, com menos de três linha no mesmo parágrafo do texto, sem recuo de margem, usando aspas.
  • Fazer citação direta curta, com menos de três linhas em parágrafo abaixo, com recuo da margem, não usar aspas.
  • Fazer as referências das fontes utilizadas, com nome do autor, sobrenome do autor, ano da publicação.
  • Deixar de fazer referência, não indicar a obra, o nome do autor, o sobrenome do autor, nem o ano da publicação. 
  • Colocar a página onde o trecho é encontrado, em caso de citação direta.
  • Não colocar a página no caso de citação direta.
  • Transcrever a ideia do autor com as suas próprias palavras em caso de citação indireta. 
  • Transcrever na íntegra o trecho apresentado em caso de citação indireta.

Ajuda profissional

Se você ainda tem dúvidas acerca de como fazer citação nas normas da ABNT, não tem problema, entre em contato com a gente. Ao entrar em contato, um profissional irá atender você, e encontrar a melhor solução para o seu problema. Seja na hora formatar documentos, ou de construir o TCC as dúvidas sempre surgem. Mas saiba que você  não precisa ficar nervoso, perdendo noites de sono. Nós podemos ajudar você, basta entrar em contato.

O prazo está te perseguindo?

Conosco você esquecerá o significado desta palavra

Formulário para escrever meu trabalho

Selecione os Temas
Modelo
Escreva meu Trabalho

Recapitulando as citações

Nesse passo, acreditamos que você já compreendeu o que é citação, quais os seus tipos e a importância de usá-las corretamente nas regras da ABNT. Usar citações é muito importante na construção de qualquer documento, seja em artigos ou no texto do TCC. Elas servem para enriquecer o conteúdo e demonstrar que realizou uma pesquisa aprofundada sobre o tema.

Assim, com relação as citações indiretas, elas devem conter a ideia do texto original, mas serem escritas com suas próprias palavras. Já as citações diretas curtas devem ser uma transcrição fidedigna do texto original, sendo escrita no mesmo parágrafo do texto, sendo identificada por meio de aspas. No que tange às citações diretas longas, são aquelas que possuem mais de três linhas, devem vir a formatação em parágrafo separado, afastadas da margem e não possuem aspas.

Antes e depois das citações feitas corretamente

Antes
Depois
FAQ

Perguntas frequentes sobre citação

Acredito que todo estudante já se fez essa pergunta. Veja bem, a necessidade de utilizar as normas da ABNT ocorre porque é necessário uma padronização dos trabalhos acadêmicos, para facilitar a sua correção e até mesmo a sua compreensão. Como você saberia como fazer um trabalho, se não houvesse um padrão a ser seguido? Cada um faria de uma forma, e a banca examinadora não saberia que nota atribuir, afinal não existe método em que se basear. Por isso é tão importante usar as normas da ABNT, elas servem para nortear todo o trabalho acadêmico. 

Como dissemos, o uso das citações advém da necessidade de corroborar o seu ponto de vista sobre determinado fato. Para a comunidade acadêmica não basta saber a sua opinião sobre determinado fato, é necessário que você corrobore ela com transcrições de obras de autores renomados no assunto, que são autoridade naquele conteúdo. E para que haja um enriquecimento maior do texto você deve usar tanto citações diretas, quanto citações indiretas. Dessa forma, você demonstrará que realizou uma pesquisa aprofundada sobre o tema. 

  1. O Cavalo e o Burro – Monteiro Lobato;
  2. A Cartomante – Machado de Assis;
  3. Dom Quixote – Miguel de Cervantes, considerada a sétima entre as 100 obras literárias que mais influenciaram a realidade do mundo atual, por uma pesquisa da BBC;
  4. Obras iniciadas com “Era uma vez”;
  5. Contos de fadas.

Existe a citação indireta, a citação direta curta e a citação direta longa, e ainda a citação da citação.

Deve ser feita usando a ideia do autor original, mas escrita com suas próprias palavras, ou seja, a ideia do autor que você extraiu a informação permanece, mas a forma de escrever a ideia é sua. Ainda que seja escrita com suas próprias palavras você deverá referenciar o autor original, dando-lhe o devido crédito, mostrando de que obra o trecho foi extraído. 

Você deve realizar uma transcrição fiel da obra extraída. Não deve haver alterações, e ao contrário da indireta não deve ser com suas próprias palavras. Você irá simplesmente copiar a ideia do autor original e colar no seu trabalho, dando o devido crédito ao autor nas referências. 

Porque a simples cópia da obra de outro autor, sem lhe conceder o devido crédito é considerado plágio. Sendo passível de zerar o seu trabalho e demais sanções punitivas. Toda ideia utilizada deve ser creditada ao final do trabalho. 

É utilizada quando não temos acesso a obra original, sendo necessário copiar o trecho de uma outra obra, utiliza-se a expressão apud para identificar.

Checklist da citação

Customer review

Testimonials

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa

home3-bn3

Eles ajudaram na hora

31.03.2021
Consegui meu tão sonhado TCC em pedagogia, fui aprovada tudo graças a esse site, recomendo muito.
Rebeca Santos

Rebeca Santos

TCC Pedagogia

Profissionais!

15.02.2021
O site me conectou com um profissional maravilhoso que me ajudou bastante, entregou tudo dentro do prazo.
Giulia Dantas

Giulia Dantas

TCC Enfermagem

Cumpriu as expectativas

13.03.2021
O TCC estava muito bem escrito, atendeu todas as minhas expectativas, muito bom.
Pedro Júnior

Pedro Júnior

TCC Tecnologia da informação

De forma rápida e eficiente

23.01.2021
Muito bem elaborado, desde a escolha do tema até colocar nas normas da ABNT, tudo entregue dentro do prazo e com qualidade, obrigada.
Julia Nascimento

Julia Nascimento

TCC Psicologia

Recomendo a todos!

28.02.2021
Nesse site encontrei toda a ajuda que eu precisava para fazer meu TCC em contabilidade, agradeço e recomendo para todos.
Jocassia Marinho

Jocassia Marinho

TCC Contabilidade

Super recomendo

13.03.2021
Meu TCC foi entregue dentro do prazo, organizado nas normas da ABNT, cumpriu todos os meus requisitos, super recomendo.
Vinicíus da Mota

Vinicíus da Mota

TCC Letras

Ótimo profissional

10.01.2021
Ótimo profissional, tirou todas as minhas dúvidas, me ajudou bastante, tirei a nota máxima no TCC.
Carlos Raimundo

Carlos Raimundo

TCC Engenharia

Site com informação de qualidade

29.03.2021
Eu não estava conseguindo encontrar uma temática para meu TCC de administração, o site me ajudou demais em todos os processos.
Letícia Santana

Letícia Santana

TCC Administração

Profissionais!

27.01.2021
Eu passei dias sem conseguir resolver meu problema, em questão de minutos o profissional que me atendeu conversou comigo e resolveu tudo que eu precisava.
Lauro Araújo

Lauro Araújo

TCC Direito

Ótimos escritores!

08.02.2021
O escritor me ajudou no que eu precisava e tudo isso em tempo hábil, estou satisfeito.
Bruno Gomes

Bruno Gomes

Justificativa

O site me ajudou bastante

08.03.2021
O site me ajudou bastante, o profissional que me atendeu foi muito competente.
Juliette de Jesus

Juliette de Jesus

Resumo

Trabalho rápido

17.01.2021
“Meu relatório foi entregue dentro do prazo e com grande competência.
Cristina Nascimento

Cristina Nascimento

Relatório

O site ajudou a completar o trabalho

23.03.2021
Estava com muita dúvida e dificuldade para fazer o sumário, obtive a ajuda que precisava para finalizar o trabalho no prazo.
Juliana Fernandes

Juliana Fernandes

Sumário

O site ajudou muito

13.02.2021
Consegui encontrar tudo que eu precisava para meu texto nesse site.
Jéssica Santos

Jéssica Santos

Texto dissertativo

O site é excelente

10.02.2021
O site é excelente, minha monografia ficou incrível, entregou com um prazo rápido, encontrei tudo que precisava.
Lucas Souza

Lucas Souza

Monografia

Obrigada sou muito grata

22.01.2021
Sempre tive problemas com as normas da ABNT, ficava desesperada só de imaginar, o profissional que me ajudou foi muito atencioso e calmo, me auxiliou com todas as dúvidas e entregou um trabalho incrível e tudo isso dentro do prazo, obrigada sou muito grata.
Andressa Bastos

Andressa Bastos

ABNT

Eu recomendo.

01.03.2021
Recebi ajuda na resolução de questões que levei dias sem conseguir fazer, ótimo site. Eu recomendo.
Carla Gonçalves

Carla Gonçalves

Questões e Exercícios

Escritores profissionais e competentes

20.02.2021
Eu precisava de ajuda com uma resenha que não conseguia fazer, o profissional que me auxiliou foi extremamente competente e rápido na solução do problema.
José Araújo

José Araújo

Resenha Pronta (Crítica)

Escritores atentos

12.01.2021
Eu estava com o prazo apertado para realizar o projeto, o escritor foi muito atencioso e rápido na entrega, obrigado.
Felipe Silva

Felipe Silva

Projeto de Pesquisa Pronto

Melhor trabalhos acadêmicos

03.02.2021
Esse site é completo, o melhor para encontrar trabalhos acadêmicos que eu já vi, estou muito agradecida.
Viviane Amorim

Viviane Amorim

Trabalho Acadêmico

Vamos ajudá-lo a encontrar tempo para sua vida pessoal!

Interesting articles

Latest articles