Como fazer uma conclusão de trabalho acadêmico, de redações e de artigos: veja dicas e trabalhos prontos

Neste artigo vamos mostrar a você que existem diversos tipos de conclusão, conforme o texto. A ideia é que você esteja atento sempre ao que é pedido, algo essencial para um estudante. Leia nossas dicas, estude bastante e feche seu trabalho com chave de ouro!
Você vai encontrar aqui:
TCC Pronto
Como fazer uma conclusão de trabalho acadêmico, redações e artigos

O que é um texto narrativo?

Sabemos que você chegou até este artigo porque quer saber como fazer uma conclusão e quer dicas. Calma, nós vamos te ajudar. Mas para isso, queremos retomar toda a estrutura de um trabalho acadêmico ou escolar. E porque queremos fazer isso? Para que você relembre tudo que precisa ser pensado, pontuado e escrito antes de chegar ao momento de uma conclusão de um trabalho pronta.

Tudo precisa ser bem alinhado desde o início, para que a conclusão seja algo tranquilo de redigir. Existem diversos tipos de trabalho que podem ser solicitados em escolas, universidades ou na própria vida profissional. 

Em primeiro lugar, vamos abordar os trabalhos escolares. Geralmente, a redação dissertativa é o tipo de trabalho em nível escolar, ou em nível de exames nacionais, como o ENEM,  que irá exigir uma conclusão. Eventualmente, trabalhos escolares poderão ser exigidos com formação no estilo da ABNT.

O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.
O link de afiliado ligado ao banner. Clicando nele você será direcionado ao site MyStudyBay, você pode se registrar e pedir um trabalho.

Nas universidades, podem ser solicitados os trabalhos de final de disciplina, os trabalhos de conclusão de curso (TCCs), as dissertações e as teses, dentre outros tipos. Todos estes são trabalhos acadêmicos, regidos normalmente por normas específicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Outro tipo de trabalho extremamente comum dentro das faculdades e universidades são os artigos científicos. Além disso, artigos também são bastante comuns na vida de profissionais já formados. Para os artigos também há uma norma ABNT específica.

Como você pode imaginar, os trabalhos escolares são diferentes em profundidade de trabalhos acadêmicos. E mesmo os trabalhos acadêmicos entre si diferem bastante! Um trabalho de conclusão de disciplina é radicalmente diferente de uma tese, por exemplo. Assim como um artigo científico terá um enfoque diverso de um TCC.

Bom, agora que esclarecemos estas diferenças entre vários tipos de trabalhos, que podem começar no ensino fundamental e terminar na pós-graduação, queremos lhe dizer no que eles se parecem. Será que já tem uma ideia? Se você disse “na estrutura”, acertou! Qualquer um destes trabalhos precisa ter:

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  3. Conclusão

Como dissemos, logicamente a profundidade, a complexidade e até a extensão variam entre composições de colégio, trabalhos de faculdade e artigos, mas, a velha e boa estrutura será sempre essa.

Além da diferença em complexidade, os elementos obrigatórios determinados pela ABNT também variam um pouco, por isso, tenha sempre a norma correspondente por perto. E mais: algumas instituições possuem normas próprias, ou mesmo adotam normas de outras entidades (como APA, Vancouver, Chicago etc).

Então, fica a ideia: ABNT é o mais comum e mais óbvio, mas informe-se para saber se é ela que será exigida em sua instituição ou no periódico ao qual irá submeter um artigo.

Preparamos uma tabela para servir de guia a você, de maneira bem geral e ampla, do que é esperado em cada uma das partes que mencionamos:

Introdução
Desenvolvimento
Conclusão

Como fazer uma conclusão de trabalhos?

Bom, agora que retomamos brevemente o que você deve fazer e escrever até chegar ao momento da conclusão, vamos entrar no assunto principal do artigo. Pode parecer fácil e simples, afinal, você já fez a parte que parecia ser mais desafiadora, que é desenvolver o trabalho, a redação ou a pesquisa. Mas não se engane: muitas pessoas “empacam” justamente no final!

De modo geral, a conclusão de qualquer tipo de trabalho deve retomar todas as ideias que foram abordadas ao longo do texto, promover uma discussão final, admitir limitações encontradas e incentivar pesquisas futuras.

Mas essa é a fórmula geral. Como nós queremos entregar tudo bem “mastigadinho” para você, vamos explicar passo a passo nos próximos itens como fazer a conclusão dos principais trabalhos a que nos propusemos lá no início. Siga com a gente e com nossas dicas!

 De modo geral, a conclusão de qualquer tipo de trabalho deve retomar tudo que foi abordado ao longo do texto.

Como fazer uma conclusão de redações

Como fazer uma conclusão de trabalho acadêmico?

Bom, como falamos antes, um trabalho acadêmico é algo mais aprofundado do que uma redação ou um trabalho escolar. E mesmo entre os trabalhos acadêmicos, temos desde os mais simples, como os trabalhos acadêmicos feitos para encerrar uma disciplina, até os TCCs, que concluem um curso, as dissertações, que encerram o mestrado e as teses, com as quais os alunos terminam um doutorado.

Neste artigo, iremos focar nas explicações para conclusão de pequenas monografias e de TCCs, deixando as dissertações e as teses para outro momento. Mesmo assim, saiba que a conclusão de trabalhos de pós-graduação é muito similar, apenas sendo bastante mais aprofundada.

Grande parte das universidades e faculdades solicita aos formandos um TCCs em forma de monografia, embora este formato possa variar e possa ser pedido um relatório, um projeto ou até um artigo.

No caso de TCCs em formato de monografia, normalmente a ideia é que não seja um trabalho muito extenso, afinal, não é uma dissertação e nem uma tese.

Os trabalhos acadêmicos devem apresentar uma seção específica chamada de “Conclusão”. Na verdade, no ambiente acadêmico, muitas vezes o termo “Considerações finais” é preferido e à Conclusão.

A conclusão do trabalho acadêmico obedece o seguinte, de modo geral:

Coloque na Conclusão

  • Resultados do trabalho
  • Contribuição oferecida com o trabalho
  • Limitações encontradas
  • Recomendações de estudos futuros, mais aprofundados
  • Respostas ao problema, aos objetivos e às questões levantadas nas hipóteses (se houver)
  • Observações pontuais e concisas
  • Observações baseadas em dados comprovados
  • Fazer críticas, sugestões, dar exemplos, ou seja, mostrar o que fica para você de tudo que foi coletado, pesquisado e redigido.

NÃO coloque na Conclusão

  • Dados  novos
  • Repetição de análises feitas
  • Um simples resumo
  • Sentenças muito longas ou repetitiva

Para ficar bem claro como fazer uma conclusão, a seguir vamos mostrar partes de um TCC real, exemplificando o que acabamos de explicar.

Exemplo de conclusão de trabalho acadêmico

Nesta parte do artigo vamos mostrar para você um TCC verdadeiro (que você pode acessar aqui) e analisar seus objetivos e sua conclusão. Você pode usá-lo como um guia.

Os objetivos determinados por este TCC em sua Introdução foram:

[…]

Na sequência, os objetivos específicos foram: 

  1. a) Caracterizar portais de periódicos científicos; 
  2. b) Identificar os portais de periódicos científicos na Região Sul do Brasil; 
  3. c) Compilar um checklist com critérios de avaliação para as informações gerenciais de portais de periódicos científicos baseado na literatura e 
  4. d) Aplicar o checklist nos portais selecionados.

Agora, vamos examinar parte da conclusão do trabalho:

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho foi desenvolvido para verificar se as informações gerenciais, disponibilizadas em portais de periódicos científicos, possibilitam identificá-los, validá-los e qualificá-los, o que foi constatado, especificamente na região Sul do Brasil. 

Em atenção aos objetivos propostos, concluiu-se que todos foram alcançados [1], visto a identificação de 38 portais de periódicos científicos na região sul, dos quais três de cada estado foram avaliados, com a aplicação de um cheklist, construído a partir da literatura. 

[…]

Essa pesquisa pode-se comprovar o destaque do Portal de Periódicos Científicos UFSC em relação ao seu conteúdo de informações gerenciais disponibilizado aos seus usuários […]. 

Diante dos resultados obtidos acredita-se sugere-se [2] que os portais, voltados aos periódicos científicos, darem importância às informações gerenciais, voltadas à gestão, poderiam ser elaborados e disponibilizados, com fácil visualização e acesso aos seus usuários […].

Como usuária e, nessa pesquisa, como avaliadora, foi possível notar que muitas brechas são deixadas dentro dos portais de periódicos científicos, as quais não são consideradas por seus gestores e, que são fundamentais para o seus reconhecimentos e qualificação. São tantos os detalhes faltantes que, por muitas vezes esses gestores dos portais, não são usuários de seus próprios portais, visto a quantidade de dados importantes e essenciais que não aparecem [3]

Este trabalho foi focado nas informações gerenciais de portais, disponibilizadas em seu site, preferencialmente em sua página principal, onde foi 47 encontrado vários problemas, os quais seriam facilmente resolvidos, principalmente se for efetuado uma rápida análise por seus próprios gestores. 

Percebeu-se, também, que alguns portais disponibilizam muitas informações, mas com pouca relevância, outros não disponibilizam nenhuma, alguns tem teor relevante. 

Sugere [4] que os portais tenham maior organização na sua gerência para uma disponibilização […] 

Assim, sugere-se que sejam realizados trabalhos futuros [5], de avaliação para todos os portais de periódicos científicos, aperfeiçoando o cheklist. Outros aspectos poderiam ser focados, como: acessibilidade, usabilidade e funcionalidade, para poder conscientizar seus gestores do que falta em seus portais.  (ANTUARTE, 2015)

Note os itens que grifamos em negrito. Consegue perceber o motivo dos destaques? No item anterior, mostramos para você o que deve aparecer em uma conclusão de trabalho acadêmico, certo? Claro que talvez nem todos os elementos vão estar presentes, mas alguns sempre vão estar. No nosso exemplo conseguimos identificar alguns deles:

Trecho [1]
Trechos [2] e [4]
Trecho [3]
Trecho [5]

 

Além disso, se você ler com atenção o exemplo de conclusão, perceberá como a autora retoma o que analisou em seu estudo, foca no resultado e expressa sua percepção. Todos estes são aspectos que devem estar presentes em uma conclusão de trabalho acadêmico. 

Perceba como se desenvolve esta conclusão: um pequeno comentário que retoma a ideia que motiva o trabalho, explicações sobre os objetivos, comentários sobre o resultado, sugestões e críticas, e, por fim, a sugestão final de novos estudos. Há um encadeamento dos pensamentos, uma exposição lógica do que foi aprendido com este trabalho. Há um ar de “algo novo”, mas este algo novo não são dados, são os pensamentos da autora gerados em tudo que ela vem trabalhando.

Veja também o uso de termos e expressões que servem como conectores de conclusão. O ideal é que você inicie os parágrafos com elas, na medida do possível. Estes termos ajudam o leitor a identificar que está diante de um “fechamento” de ideias.

  • […] concluiu-se […]
  • […] pode-se comprovar […]
  • […] Diante dos resultados obtidos […]
  • […] foi possível notar […]
  • […] Este trabalho foi focado […]
  • […] Percebeu-se […]
  • […] Assim, sugere-se […]

Outros ideias de conectivos são: 

  • Por fim…
  • Para finalizar…
  • Desse modo…
  • Dessa forma…
  • Assim…
  • Portanto,…
  • Enfim…
Como fazer uma conclusão de trabalho acadêmico

 Os trabalhos acadêmicos devem apresentar uma seção específica chamada de “Conclusão”. Na verdade, no ambiente acadêmico, muitas vezes o termo “Considerações finais” é preferido em relação à Conclusão.

Como fazer uma conclusão de trabalho escolar?

Anteriormente neste artigo comentamos com você que existem diversos tipos de trabalhos escolares, mas que aqui vamos nos concentrar nas redações. Ao contrário do tipo de texto que tratamos no item anterior, a redação possui um universo bem mais limitado (ainda que também seja baseado em introdução – desenvolvimento – conclusão).

A conclusão de redação dissertativa aparece mais como conteúdo do que como uma seção. Ou seja, você não verá um subtítulo “Conclusão”, como nos trabalhos acadêmicos. Mas você reconhecerá ela, tanto pelo conteúdo quanto pela localização, no parágrafo final do texto.

Em termos de o que deve conter, a conclusão de trabalho escolar (redação) não é assim tão diferente de outras conclusões. Veja algumas ideias:

Coloque na Conclusão da Redação

  • Arremate do que foi apresentado na introdução e no desenvolvimento
  • Síntese do que foi escrito
  • Retomada dos objetivos
  • Proposta de uma solução
  • Brevidade (um parágrafo)
  • Proposta de intervenção

NÃO coloque na Conclusão da Redação

  • Enrolação, repetição, escrita de qualquer coisa para preencher espaço
  • Apresentação de ideias ou argumentos totalmente novos

E, esteja bem atento: se estivermos falando de uma redação para o ENEM, há uma diretriz bastante clara sobre o que ela deve conter: a proposta de intervenção, e muitos candidatos acabam colocando esta proposta justamente na conclusão. Além disso, segundo materiais de leitura divulgados pelo ENEM,  receberão nota zero redações “que desrespeitarem, na proposta de intervenção, de forma explícita e deliberada, os direitos humanos”.

Exemplo de conclusão de trabalho escolar

Agora vamos apresentar a você um exemplo de uma redação dissertativa do ENEM que foi muito bem avaliada. Veja:

Como fazer uma conclusão de trabalho acadêmico - exemplo

Preste atenção nos itens que sublinhamos e nos itens que numeramos em negrito. Eles estão relacionados.

O último parágrafo, como você já deve saber, é a conclusão. Você consegue identificar que:

Trecho [1]
Trecho [2]

A manipulação advinda do controle de dados na internet é um obstáculo para a consolidação de uma educação libertadora. Deve-se investir em educação digital nas escolas. É necessário que se criem canais de denúncia de “fake news”, mediante a implementação de indicadores de confiabilidade nas notícias veiculadas com o intuito de minimizar o compartilhamento de informações falsas e o impacto destas na sociedade. A sociedade brasileira poderá se proteger contra a manipulação e a desinformação.

Errado

Apesar do ponto de vista de cada autor para com sua história, é possível explorar uma sequência de fatos e ações na estrutura da narrativa. Diferentemente do poema, texto característico da escrita em versos, os textos narrativos são escritos em prosa e precisam necessariamente de um narrador. Logo, a escolha do gênero textual que será escrito depende muito de como o autor quer abordar os acontecimentos  e a voz do narrador.

Certo

Evidencia-se, portanto, que a manipulação advinda do controle de dados na internet é um obstáculo para a consolidação de uma educação libertadora. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação investir em educação digital nas escolas, por meio da inclusão de disciplinas facultativas, as quais orientarão aos alunos sobre as informações pessoais publicadas na internet, a fim de mitigar a influência exercida pelos algoritmos e, consequentemente, fomentar o uso mais consciente das plataformas digitais. Além disso, é necessário que o Ministério da Justiça, em parceria com empresas de tecnologia, crie canais de denúncia de “fake news”, mediante a implementação de indicadores de confiabilidade nas notícias veiculadas – como o projeto “The Trust Project” nos Estados Unidos – com o intuito de minimizar o compartilhamento de informações falsas e o impacto destas na sociedade. Feito isso, a sociedade brasileira poderá se proteger contra a manipulação e a desinformação.

Na versão errada e incompleta, não se identifica uma proposta de intervenção com todos os elementos que esta proposta deve ter. Já na versão do autor, percebemos conectivos adequados e uma proposta de intervenção bem estruturada.

Como fazer a conclusão de um artigo?

Por último, vamos falar sobre  como fazer a conclusão de um artigo científico. Artigos científicos podem ser requisitados em diversas situações:

  • como trabalhos de conclusão de um semestre;
  • como conclusão de graduação ou de pós-graduação;
  • como resultado de um projeto de iniciação científica;
  • como parte da atividade profissional de um professor ou cientista, dentre outras situações.

Podemos dizer, de uma forma geral, que um artigo científico apresenta o resultado de uma pesquisa sinteticamente. A estrutura do artigo científico, de modo geral,  lembra a do trabalho acadêmico, pois tem seções bem definidas:  introdução – desenvolvimento – conclusão.

No caso dos artigos, é normal que a conclusão seja chamada de também de “Considerações finais”, e confunda-se um pouco com a “Discussão” ou com os “Resultados”, embora em muitos casos haja uma seção de discussão e outra de conclusão

Não é uma regra, mas uma tendência, de que as conclusões de artigos  científicas sejam pouco extensas, já que os próprios artigos não são textos longos, e também porque muito já foi dito na seção de Discussão ou Resultados, muitas vezes. Em alguns periódicos, a Conclusão será um subitem dentro de “Discussões”.

É bem verdade que, caso o artigo vá ser submetido a um periódico, é necessário verificar nas regras de submissão da revista as especificidades determinadas por sua edição. De modo geral, conforme coletado nas regras nos sites de alguns periódicos, é esperado que uma boa conclusão apresente:

Coloque na Conclusão

  • Respostas ao problema e aos objetivos
  • Avaliações baseadas somente em dados
  • Frases curtas e objetivas
  • Relevância e contribuição do estudo

NÃO coloque na Conclusão

  • Repetição  de dados numéricos e estatísticas já apresentados
  • Qualquer coisa que os editores do periódico determinem que deve aparecer nos Resultados ou na Discussão

E, esteja bem atento: se estivermos falando de uma redação para o ENEM, há uma diretriz bastante clara sobre o que ela deve conter: a proposta de intervenção, e muitos candidatos acabam colocando esta proposta justamente na conclusão. Além disso, segundo materiais de leitura divulgados pelo ENEM,  receberão nota zero redações “que desrespeitarem, na proposta de intervenção, de forma explícita e deliberada, os direitos humanos”.

Exemplo de conclusão de artigo

Observe a seguir a conclusão de um artigo de um periódico científico, de 7 páginas, que você pode fazer a leitura na íntegra aqui. Vamos mostrar partes da introdução, partes da discussão e a conclusão para você:

Introdução

[…] Considerando a hipótese de que a musicoterapia pode reduzir o estresse, o objetivo do estudo foi avaliar o efeito da musicoterapia sobre o estresse de dependentes químicos. […]

 

Discussão

Convém mencionar que este estudo apresenta limitações, tais como a amostra ser de conveniência e pequena, o que impediu a análise do efeito da musicoterapia sobre o estresse de dependentes químicos considerando a influência de outras variáveis, como sexo, idade e tipo de droga da qual é dependente, bem como a análise do potencial efeito do consumo de álcool e/ou outras substâncias psicoativas na redução do estresse. Assim, sugere-se que estudos futuros com grupo controle sejam realizados a fim de avaliar o efeito da musicoterapia no estresse ao longo do tratamento contra a dependência química, bem como a possível modificação de efeito ao considerar outras variáveis.

 

Conclusão

Não obstante suas limitações, este estudo apresentou evidências de que sessão única de 60 minutos de musicoterapia em grupo mostrou-se capaz de reduzir o estresse (níveis de cortisol salivar) de dependentes químicos.

Note que a conclusão é direta e sucinta, respondendo de forma direta ao objetivo indicado na Introdução. Alguns dos elementos que vimos na Conclusão de outros tipos de trabalhos, aqui são vistos na Discussão. Portanto, além de seguir o que recomendamos aqui para as seções de conclusão, preste bastante atenção ao que cada periódico pede para seus artigos. Use este exemplo como uma ideia para criar a sua boa conclusão!

O prazo está te perseguindo?

Conosco você esquecerá o significado desta palavra

Formulário para escrever meu trabalho

Selecione os Temas
Modelo
Escreva meu Trabalho

Conclusão e nosso ponto de vista

Neste artigo, falamos sobre uma parte específica dos textos: a conclusão.

Primeiro, relembramos a estrutura comum a trabalhos acadêmicos, redação dissertativa e artigos. Em seguida, falamos sobre o que são conclusões de um modo geral.

Após, detalhamos como são conclusões para trabalhos acadêmicos, e apresentamos ideias de conectivos de conclusão e analisamos um exemplo real.

Também mostramos como deve ser a conclusão de uma redação dissertativa, mais especificamente, as do ENEM. Analisamos um modelo e demonstramos como é uma conclusão mal feita, e como fica depois de melhorada.

Por fim, vimos a conclusão de artigos científicos, e como ela deve seguir dois caminhos: ou o norma ABNT e das indicações da universidade, ou as instruções dos editores, se for para submissão a um periódico.

Nosso ponto de vista é de que você deve sempre estar consciente e atento sobre para qual trabalho está redigindo uma conclusão. Há pontos em comum entre todas as conclusões, mas elas podem variar e muito conforme o tipo de texto, e isso pode fazer a diferença para que você redija uma boa conclusão.

Confira neste vídeo: como escrever melhor

Fontes para aprofundar a pesquisa

  • Livro impresso: LEITÃO, L.R.; ALMEIDA, M.C.; COSTA, M.F. Redação de textos dissertativos. Rio de Janeiro: Ferreira, 2013.
  • Livro: ALADIM, D. Redação infalível e outras dicas para você arrasar nas provas. São Paulo, Objetiva, 2019.
FAQ

Perguntas frequentes sobre conclusão

Uma boa ideia é ir pensando a respeito dela desde a Introdução, e durante o Desenvolvimento também, para que não haja incoerências. Depois, utilize conectivos de conclusão, verifique se respondeu ao problema e aos objetivos e se fez uma retomada geral do que foi abordado. Veja um exemplo que apresentamos no artigo.

Antes de pensar em fazer uma conclusão de redação, você deve sempre fazer a leitura do enunciado e entender bem que tipo de redação está sendo solicitada. Mas, se for uma redação do tipo dissertativo-argumentativo como no ENEM, certifique-se de retomar os objetivos e apresentar uma proposta de intervenção. 

Os tipos de conclusão são: por síntese, por dedução e por solução (como a proposta de intervenção do ENEM).

Checklist

Customer review

Testimonials

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa

home3-bn3

Eles ajudaram na hora

31.03.2021
Consegui meu tão sonhado TCC em pedagogia, fui aprovada tudo graças a esse site, recomendo muito.
Rebeca Santos

Rebeca Santos

TCC Pedagogia

Profissionais!

15.02.2021
O site me conectou com um profissional maravilhoso que me ajudou bastante, entregou tudo dentro do prazo.
Giulia Dantas

Giulia Dantas

TCC Enfermagem

Cumpriu as expectativas

13.03.2021
O TCC estava muito bem escrito, atendeu todas as minhas expectativas, muito bom.
Pedro Júnior

Pedro Júnior

TCC Tecnologia da informação

De forma rápida e eficiente

23.01.2021
Muito bem elaborado, desde a escolha do tema até colocar nas normas da ABNT, tudo entregue dentro do prazo e com qualidade, obrigada.
Julia Nascimento

Julia Nascimento

TCC Psicologia

Recomendo a todos!

28.02.2021
Nesse site encontrei toda a ajuda que eu precisava para fazer meu TCC em contabilidade, agradeço e recomendo para todos.
Jocassia Marinho

Jocassia Marinho

TCC Contabilidade

Super recomendo

13.03.2021
Meu TCC foi entregue dentro do prazo, organizado nas normas da ABNT, cumpriu todos os meus requisitos, super recomendo.
Vinicíus da Mota

Vinicíus da Mota

TCC Letras

Ótimo profissional

10.01.2021
Ótimo profissional, tirou todas as minhas dúvidas, me ajudou bastante, tirei a nota máxima no TCC.
Carlos Raimundo

Carlos Raimundo

TCC Engenharia

Site com informação de qualidade

29.03.2021
Eu não estava conseguindo encontrar uma temática para meu TCC de administração, o site me ajudou demais em todos os processos.
Letícia Santana

Letícia Santana

TCC Administração

Profissionais!

27.01.2021
Eu passei dias sem conseguir resolver meu problema, em questão de minutos o profissional que me atendeu conversou comigo e resolveu tudo que eu precisava.
Lauro Araújo

Lauro Araújo

TCC Direito

Ótimos escritores!

08.02.2021
O escritor me ajudou no que eu precisava e tudo isso em tempo hábil, estou satisfeito.
Bruno Gomes

Bruno Gomes

Justificativa

O site me ajudou bastante

08.03.2021
O site me ajudou bastante, o profissional que me atendeu foi muito competente.
Juliette de Jesus

Juliette de Jesus

Resumo

Trabalho rápido

17.01.2021
“Meu relatório foi entregue dentro do prazo e com grande competência.
Cristina Nascimento

Cristina Nascimento

Relatório

O site ajudou a completar o trabalho

23.03.2021
Estava com muita dúvida e dificuldade para fazer o sumário, obtive a ajuda que precisava para finalizar o trabalho no prazo.
Juliana Fernandes

Juliana Fernandes

Sumário

O site ajudou muito

13.02.2021
Consegui encontrar tudo que eu precisava para meu texto nesse site.
Jéssica Santos

Jéssica Santos

Texto dissertativo

O site é excelente

10.02.2021
O site é excelente, minha monografia ficou incrível, entregou com um prazo rápido, encontrei tudo que precisava.
Lucas Souza

Lucas Souza

Monografia

Obrigada sou muito grata

22.01.2021
Sempre tive problemas com as normas da ABNT, ficava desesperada só de imaginar, o profissional que me ajudou foi muito atencioso e calmo, me auxiliou com todas as dúvidas e entregou um trabalho incrível e tudo isso dentro do prazo, obrigada sou muito grata.
Andressa Bastos

Andressa Bastos

ABNT

Eu recomendo.

01.03.2021
Recebi ajuda na resolução de questões que levei dias sem conseguir fazer, ótimo site. Eu recomendo.
Carla Gonçalves

Carla Gonçalves

Questões e Exercícios

Escritores profissionais e competentes

20.02.2021
Eu precisava de ajuda com uma resenha que não conseguia fazer, o profissional que me auxiliou foi extremamente competente e rápido na solução do problema.
José Araújo

José Araújo

Resenha Pronta (Crítica)

Escritores atentos

12.01.2021
Eu estava com o prazo apertado para realizar o projeto, o escritor foi muito atencioso e rápido na entrega, obrigado.
Felipe Silva

Felipe Silva

Projeto de Pesquisa Pronto

Melhor trabalhos acadêmicos

03.02.2021
Esse site é completo, o melhor para encontrar trabalhos acadêmicos que eu já vi, estou muito agradecida.
Viviane Amorim

Viviane Amorim

Trabalho Acadêmico

Vamos ajudá-lo a encontrar tempo para sua vida pessoal!

Interesting articles

Latest articles